AGENDA

Confraternização da Moradia Estudantil: reunião para esclarecimentos foi realizada nesta sexta (24/11)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 24 Novembro 2023 17:17 | Última Atualização: Terça, 09 Janeiro 2024 08:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Elisângela Elena Nunes Carvalho, reuniram-se nesta sexta-feira (24/11) com estudantes representantes da Moradia Estudantil para esclarecimentos sobre demandas relacionadas à confraternização planejada para os moradores.

Em 2/11, representantes dos estudantes da Moradia disseram ao reitor que pretendiam fazer uma confraternização para integração entre os moradores no dia 25/11, e reconhecendo serem as atividades de lazer importantes no ambiente universitário, ele manifestou que a Instituição poderia colaborar, e que essa avaliação seria feita pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) dentro das políticas institucionais de acolhimento aos estudantes.

Entretanto, posteriormente, a Reitoria recebeu informações de que a confraternização planejada envolveria também recursos financeiros oriundos de apoiadores de uma das chapas que concorria na consulta interna para escolha de reitor e vice, como benefício oferecido em busca de apoio para a chapa. Nesse contexto, a Instituição optou por não mais integrar a dinâmica da confraternização, uma vez que a UFLA não poderia responder pela origem e o gerenciamento desses outros recursos envolvidos na organização do evento, que eventualmente pudessem estar associados a práticas com as quais a Universidade não pode compactuar. Ficou definido então, nesse momento, que a Instituição manteria a programação de proporcionar apenas uma confraternização geral aos estudantes por meio de ação no Restaurante Universitário em data próxima do Natal, com cardápio especial, como tem sido feito em outras datas.

Na reunião desta sexta-feira, os representantes da Moradia asseguraram que não houve recursos advindos de chapas para a confraternização do dia 25/11, e sim da Associação de Ex-Moradores do Brejão e Brejinho. Dessa forma, o consenso foi de que a Praec irá fornecer o almoço para essa confraternização por meio de recursos próprios da UFLA, ficando os estudantes participantes responsáveis pela bebida que irão consumir. Houve também compromisso dos representantes dos estudantes de que não haverá outras formas de arrecadação em prol da organização do evento.

"Entendemos que os momentos de integração dos estudantes da Moradia Estudantil são importantes para a qualidade de vida de todos eles, com reflexos em outras esferas da vivência universitária no ensino, na pesquisa e na extensão. Por isso, a Instituição, que já tem uma política de alimentação por meio do RU, manifestou a possibilidade de auxiliar com a dinâmica de integração, mas não poderíamos deixar de esclarecer a questão de utilização de outras fontes de recursos no evento, pelos quais não poderíamos responder", explica o reitor.