PROJETOS

Nova estrutura da Faepe está à disposição da comunidade UFLA e foi apresentada em reunião realizada na última semana

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 04 Dezembro 2023 09:10 | Última Atualização: Segunda, 11 Dezembro 2023 13:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã de 27/11 foi realizada uma reunião para apresentação à comunidade acadêmica do processo de reestruturação que vem sendo feito na Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe), e das possibilidades de gerenciamento de projetos por meio dessa Fundação. O encontro foi conduzido pelo reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo diretor executivo da Faepe, professor Cláudio Lúcio Mendes.

O reitor explicou a motivação dos novos projetos, que envolvem o fortalecimento da Faepe na atuação com o mercado educacional, e contextualizou o processo de separação entre as estruturas e a organização da Faepe e da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), para que possam atuar de forma independente e auxiliar a comunidade acadêmica de forma alternativa e complementar. Atualmente, a Faepe funciona integralmente no prédio onde está a Rádio Universitária, no câmpus histórico da UFLA, em Lavras.

Durante a reunião, o professor Cláudio expôs a situação atual da Fundação, o histórico das ações que vêm sendo empreendidas desde maio, quando ele assumiu a direção, incluindo a reestruturação de equipe de trabalho, dos espaços físicos e da organização institucional, e os investimentos em software de gestão empresarial para auxiliar no fluxo das atividades. Cláudio reforçou o compromisso máximo da Faepe, de auxílio à comunidade acadêmica na elaboração de projetos, planos de trabalho e outras ações necessárias de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão. "Descobri que a Faepe é um campo para fazer algo que eu gosto muito: dar retorno à sociedade", comentou o professor ao falar das ações que precisam ainda ser feitas para alcançar os objetivos pretendidos e agregar valor ao trabalho da comunidade universitária.

Sobre a Faepe e possibilidades de interação

A Faepe realiza o gerenciamento contábil/financeiro e operacional de projetos de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica financiados por instituições públicas e privadas. Em conjunto com a Rádio Universitária (105,7 FM), apoia projetos culturais e de divulgação científica realizados pelos servidores da UFLA nas mais diversas áreas de conhecimento.

É certificada como Instituição de Utilidade Pública Municipal e Estadual e cadastrada no Conselho Nacional de Serviço Social do Ministério da Educação. É reconhecida pelo MEC, pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia e pelo CUNI como fundação de apoio à UFLA.

Quem quiser conhecer e se informar melhor sobre os processos de gestão e funcionamento da Faepe pode agendar uma reunião pelo telefone (35) 2142-2047, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou ir conhecer a nova sede no Câmpus Histórico, no mesmo prédio da Rádio Universitária.