COMEMORAÇÕES ICN

UFLA celebra aniversários de órgãos do Instituto de Ciências Naturais (ICN)

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Terça, 05 Dezembro 2023 16:49 | Última Atualização: Terça, 12 Dezembro 2023 13:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou na sexta-feira (1/12) o evento "Histórias para contar", que comemorou os aniversários de seis órgãos do Instituto de Ciências Naturais (ICN): 50 anos do Departamento de Biologia e do Departamento de Química, 25 anos da Pós-graduação em Agroquímica e 35 anos da Pós-graduação em Fisiologia Vegetal, além dos 20 anos do Bacharelado em Ciências Biológicas e da Licenciatura em Química.

O evento foi realizado no Salão de Convenções da UFLA e contou com a participação de docentes ativos e aposentados, técnicos, estudantes e egressos. A programação incluiu a apresentação de músicos da Orquestra de Cordas da UFLA, palestras sobre a história dos Departamentos, depoimentos de egressos, homenagens e uma recepção com exposição de fotos.

O professor aposentado Magno Antônio Patto Ramalho compartilhou suas lembranças da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), como estudante e como professor. Contou como foi o processo de federalização da Instituição, de criação do Departamento de Biologia (DBI), do início da pós-graduação no DBI e da criação do curso de bacharelado em Ciências Biológicas. O professor Ruy Carvalho, professor do DQI, também contou histórias sobre seu período de estudante da ESAL e do início do Departamento de Química. Descreveu o processo de crescimento de pessoal e da infraestrutura e destacou alguns momentos marcantes, como a criação dos cursos de pós-graduação e graduação.

Entre os egressos, Matheus Mescolotti, bacharel em Ciências Biológicas, relatou seu percurso como estudante até a abertura da empresa de Consultoria Ambiental BioEspeleo. Juliana Andrade Santiago, licenciada em Química e doutora em Agroquímica pela UFLA, compartilhou sua trajetória na UFLA e como professora de destaque no ensino de química na Educação Básica. Os egressos Luiz Gustavo de Lima Guimarães, da pós-graduação em Agroquímica, e Marcel do Nascimento Botelho, da pós-graduação em Fisiologia Vegetal, também falaram de suas trajetórias como professores universitários. Todos os egressos e a egressa relataram como a formação na UFLA foi importante para os rumos que suas carreiras tomaram e para as conquistas obtidas.

Foram feitas homenagens aos primeiros chefes dos Departamentos, João Márcio Carvalho Rios (DBI) e Adolpho Moura in memoriam (DQI); às servidoras do DBI Maria Zélia de Resende Braga Oliveira e Irondina Fátima dos Santos; às servidoras do DQI Ana Cristina de Souza Gomes e Maria Aparecida Junqueira; aos primeiros coordenadores e às primeiras coordenadoras dos cursos aniversariantes, Lisete Chamma Davide (Bacharelado em Ciências Biológicas), Mário César Guerreiro (Licenciatura em Química), Maria das Graças Cardoso (Pós-graduação em Agroquímica) e Luiz Edson Motta de Oliveira (Pós-graduação em Fisiologia Vegetal). Ao final, todos participaram de uma recepção com exposição de fotos, reencontros e mais contação de histórias.

A professora Rosane Freitas Schwan, do Departamento de Biologia, destacou a importância do evento. "Foi emocionante e espero que a gente tenha mais histórias para contar. A nova geração precisa escutar essas histórias antigas", disse. A professora Maria das Graças Cardoso, do Departamento de Química, compartilha da mesma opinião. Para ela, as histórias contadas no evento são um importante registro do passado e um incentivo para o futuro.

Confira as fotos do evento.

Imagens: Pedro Cardoso