Experiência da UFLA é compartilhada em webinário internacional sobre Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica
Nos dias 16 e 17 de dezembro, o coordenador de Inteligência e Governança de Dados da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Flávio Lopes de Morais, compartilhou a experiência da Instituição na integração de uma solução focada na redução dos índices de retenção e evasão acadêmica, com a ajuda da Inteligência Artificial (AI). A apresentação foi um convite do United Research Forum e compôs a programação do 4ᵗʰ Webinar Internacional sobre Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Robótica.
Na oportunidade, Flávio demonstrou as melhorias da UFLA no que tange à Governança de Dados. Trata-se de um conjunto de práticas, políticas, processos e diretrizes que uma organização implementa e utiliza para garantir a qualidade, a segurança, a integridade e o uso eficaz dos dados. Ela envolve a definição de responsabilidades, a criação de estruturas de tomada de decisão e a adoção de políticas que assegurem que os dados sejam gerenciados de forma adequada em toda a organização.
Demonstrando seu compromisso com esses princípios, a UFLA tem dado passos significativos rumo à excelência em Governança de Dados. No seu Plano de Dados Abertos para o período de 2023-2025, a universidade destaca a incorporação de diretrizes estratégicas, atribuições de papéis e responsabilidades, enfatizando o aperfeiçoamento da qualidade dos dados disponibilizados publicamente.
As iniciativas incluem a implementação de uma arquitetura sofisticada de data warehouse, a adoção de ferramentas padronizadas de inteligência de negócios, bem como o desenvolvimento de projetos inovadores em ciência de dados e inteligência artificial. Além disso, a instituição está focada na criação e no desenvolvimento de um glossário de negócios abrangente e na realização de uma série de projetos analíticos.
“É vital destacar que essas iniciativas são unificadas por um compromisso com a padronização na origem dos dados e a meticulosa documentação de termos e definições por meio de um glossário centralizado”, reforça o coordenador.
O desenvolvimento da solução apresentada no webinar teve início em um projeto desenvolvido pelo servidor durante a realização de um MBA em Data Science e Analytics, na Universidade de São Paulo (USP/Esalq). Essa iniciativa, inicialmente acadêmica, passou por refinamentos e agora está incorporada ao ambiente de dados da universidade.