EMPREENDEDORISMO

Demoday do Avança Café premia startups do setor cafeeiro

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quarta, 20 Dezembro 2023 17:08 | Última Atualização: Quinta, 21 Dezembro 2023 10:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

Sete startups participaram nessa segunda-feira (18/12) do Demoday do Avança Café, marcando o encerramento de sua quinta edição. Idealizado pela Embrapa Café, financiado pelo Consórcio Pesquisa Café e executado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Avança Café é um programa de pré-aceleração de soluções tecnológicas e inovadoras para a cadeia produtiva do café, a fim de impulsionar empresas e projetos nascentes.

O programa contou com atividades com conteúdos teóricos e práticos, mentorias, palestras, workshops e acompanhamento especializado ao longo de 12 semanas de trabalho. A cerimônia de premiação dos vencedores foi transmitida virtualmente pelo YouTube, com a participação de representantes das empresas e parceiros envolvidos no programa.

As startups com melhor desempenho receberam prêmios da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) nos valores de R$20.000,00 para o primeiro lugar, R$12.000,00 para o segundo lugar e R$7.480,00 para o terceiro lugar. Houve também o reconhecimento da participante Monique Eller como a “Empreendedora Sangue Nos Olhos”, por seu comprometimento com as atividades propostas, e da CAFI - Café.Água.Futuro.Inovação como a “Startup Queridinha”, eleita pelo público como a empresa que despertou maior simpatia.

Startups premiadas

Em demonstração de que o setor cafeeiro está cada vez mais preparado para enfrentar os desafios ambientais e econômicos, ao mesmo tempo em que promove práticas responsáveis e inovadoras, a VinaCoffee Biotechnology é a startup vencedora da quinta edição do Avança Café. A proposta apresentada visou estimular a bioeconomia circular na produção de café, abordando um problema relevante enfrentado pelos produtores: o descarte inadequado da água resultante da fermentação dos grãos.

Tradicionalmente, os produtores desconhecem a composição dessa água, o que leva a impactos ambientais negativos ao ser descartada de maneira imprópria. O vinagre de café desenvolvido pela VinaCoffee Biotechnology não apenas resolve esse problema, mas também oferece uma nova fonte de renda para os produtores. Ao reaproveitar o subproduto da fermentação úmida dos grãos, a startup reduz os impactos ambientais e cria um produto versátil.

A proposta classificada segundo lugar foi a da startup Cordyall Coffee, que envolve a utilização do fungo Cordyceps cateniannulata como base para produtos biológicos. O objetivo principal é oferecer soluções que controlem as principais pragas enfrentadas pelos cafeicultores e agreguem valor ao processo de produção, resultando em cafés de qualidade superior.

A startup CAFI - Café.Água.Futuro.Inovação levou o terceiro prêmio e está se destacando no cenário agrícola com uma proposta para a gestão da água residual nas lavouras de café. Especializada na construção e venda de um silo decantador projetado sob medida, a startup busca melhorar a separação e purificação da água, agilizando o processo de tratamento e proporcionando a oportunidade de retorno dessa água ao produtor.

Assunto(s): Avança Café , Lavrastec , NEW