2023/2

Cerimônias de Colação de Grau ocorrem nesta quarta e quinta-feira (31/1 e 1°/2) - confira informações importantes

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 31 Janeiro 2024 08:34 | Última Atualização: Quarta, 07 Fevereiro 2024 15:24

Nesta quarta e quinta-feira (31/1 e 1°/2), serão realizadas as solenidades de Colação de Grau dos formandos do semestre letivo 2023/2. As cerimônias ocorrerão no Ginásio da UFLA, conforme o cronograma abaixo.

Os formandos devem estar atentos aos seguintes pontos:

1- Datas e horários de retirada da beca e das colações de grau;

2- Conferência do nome na lista oficial de formandos;

3- Procedimentos de assinatura de ata digital e retirada de certificado digital –  informações abaixo, conforme RESOLUÇÃO NORMATIVA CEPE Nº 055, DE 6 DE JUNHO DE 2023.

Para se preparar para a solenidade, os formandos devem estar presentes em outras atividades, conforme a programação abaixo:

Cronograma das sessões de colação de grau 2023/2

Datas e horários das colações (local: Ginásio 1 da UFLA - próximo ao Câmpus Histórico)

31/1/2024 (quarta-feira)

8h às 10h: entrega de becas aos formandos das seguintes unidades acadêmicas: ICET, FZMV, FCS e EEng (local: Ginásio da UFLA - próximo ao Câmpus Histórico).

31/1/2024 (Quarta)

Matemática

Sistemas de Informação

1°/2/2024 (quinta-feira)

8h às 10h: entrega de becas aos formandos das seguintes unidades acadêmicas: ICN, FCSA, Faelch e Esal (local: Ginásio da UFLA - Próximo ao Câmpus Histórico).

1°/2/2024(Quinta

Engenharia Física

Informações importantes

1- Informações mais detalhadas sobre a cerimônia de colação de grau

Não haverá ensaio para a colação de grau. O Cerimonial disponibiliza um vídeo explicativo sobre a colação aos formandos.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4h0kln1I4JE

2- Entrega de becas

O formando deve pegar a beca obrigatoriamente no dia e horário indicados acima. Só cola grau o formando que retirar sua beca e assinar a lista oficial de retirada, no dia de entrega das becas. Outra pessoa, indicada pelo formando, pode retirar sua beca, desde que o nome do formando esteja na lista.

O valor do aluguel da beca é R$100 por formando (valor pode ser pago em dinheiro ou pix). Cada formando deve deixar, ao retirar a beca, uma caução (cheque ou valor em dinheiro) no valor de R$200, que será entregue na devolução da beca, logo após cada colação de grau. Os formandos com vulnerabilidade socioeconômica serão isentos do aluguel; porém, a caução é obrigatória para todos os formandos.

Haverá beca para todos os formandos, não houve prova de beca.

3- Procedimentos de assinatura de ata digital e retirada de certificado digital

Formandos de 2023/2 irão assinar a ata de colação de grau digitalmente. Esta será a comprovação da colação de grau. O acesso deve ser feito pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a assinatura ocorrerá no primeiro dia útil após a colação. É de responsabilidade do egresso se inteirar das instruções e realizar a assinatura da ata no sistema, dentro do prazo estabelecido.

Confira o passo a passo para a assinatura da ata da colação de grau digital.

Apenas os nomes dos formandos que assinarem a lista de presença física, que será disponibilizada pela secretaria integrada de cada curso durante o evento presencial, serão incluídos para assinatura da ata no SEI. Por isso, é importante ficar atento: o formando não deve sair da colação sem ter assinado a lista de presença de forma presencial. E, no prazo estabelecido, deve obrigatoriamente realizar a assinatura digital.

Nos casos de colação de grau por procuração, a lista de presença física será assinada pelo procurador, e a ata gerada no sistema deverá ser assinada pelo formando.

A confirmação da presença na colação de grau ficará condicionada à assinatura da ata de presença disponibilizada no SEI, por meio de acesso único pelo login institucional individual do formando.

Atenção ao cronograma para assinatura da ata e retirada do certificado:

Formandos com colação no dia 31/1 (quarta-feira)

31/1 - quarta-feira: cerimônia de colação e assinatura da lista de presença física

1°/2 - quinta-feira: a partir de 12 horas, estará disponível para assinatura a ata pelo SEI

2/2 - sexta-feira: até 12 horas o formando deve assinar a ata pelo SEI

2/2 - sexta-feira: a partir de 17 horas poderá ser realizada a retirada do certificado no SIG

Formandos com colação no dia 1°/2 (quinta-feira)

1°/2 - quinta-feira: cerimônia de colação e assinatura da lista de presença física

2/2 - sexta-feira: a partir de 12h, o formando deve assinar a ata pelo SEI

5/2 - terça-feira: até 12h, o formando deve assinar a ata pelo SEI

5/2 - terça-feira: a partir de 17h, poderá ser realizada a retirada do certificado no SIG

Dúvidas relativas à assinatura da ata devem ser esclarecidas no momento da assinatura em cada Secretaria Integrada de curso.

Outras informações

Formando estrangeiro: caso seja formando e tenha nascido em outro país, enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. informando o país de origem. Neste caso, o hino do país do formando é tocado na colação de grau. Caso não receba confirmação do email, entre em contato por telefone.

Dúvidas relativas à cerimônia de colação de grau devem ser encaminhadas ao email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dúvidas relativas a procedimentos de colação de grau, diploma, lista de formandos devem ser enviadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.