MISSÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA

UFLA é representada em missão acadêmico-científica na Turquia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 26 Fevereiro 2024 09:28 | Última Atualização: Terça, 27 Fevereiro 2024 10:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições representadas na missão acadêmico-científica na Turquia, organizada pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub), em parceria com o Eurasian Universities Union (Euras). O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Rezende Júnior, integra a delegação brasileira, composta por 11 representantes institucionais, que cumprirão agenda no país entre os dias 26 e 29/2.

A missão tem o objetivo de estabelecer redes de intercâmbio acadêmico entre as universidades brasileiras associadas ao GCUB, composto por 93 instituições de todas as regiões do Brasil, e as universidades associadas ao Euras, que abrange cerca de 140 instituições de 47 países, distribuídas pelos continentes europeu e asiático. A iniciativa conta com o apoio do Consulado do Brasil em Istambul.

Durante a estadia, os reitores brasileiros participarão, em Istambul, da 9ª Conferência de Ensino Superior da Eurasia (Eurie 2024), cujo tema central é “Construindo conexões globais”. O evento é considerado um ponto de encontro sobre o ensino superior internacional, que conecta outras partes do mundo à região da Eurásia.

A programação é composta por diversos workshops e painéis sobre educação superior e internacionalização, além de um espaço de exposição para as universidades, que inclui um estande da delegação brasileira. O evento será uma oportunidade para a realização de reuniões e identificação de potenciais parceiros internacionais.

Na manhã desta segunda-feira (26/2), houve reunião entre reitores, representantes do Gcub e representantes do Consulado do Brasil na Turquia. O reitor da UFLA esteve presente nesse primeiro encontro.

Na Turquia, a UFLA mantém desde 2019 um protocolo de intenções formalizado com a Bulent Ecevit University. Com essa viagem, a meta é que novas parcerias se estabeleçam.

Saiba mais sobre o Eurie 2024