Programação mensal de eventos na UFLA - confira os destaques de Março

Escrito por Joyce | Publicado: Terça, 05 Março 2024 12:00 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:22

Evento: Minicurso Online

Data: 4, 5 e 6 de março

Local: Online

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O Minicurso intitulado “O empoderamento feminino através da garantia dos direitos das mulheres”, promovido pelo projeto Niara da rede Enactus Ufla,  abordará temas relevantes e compartilhará experiências e conhecimentos de mulheres inspiradoras. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

Evento: I Encontro Mineiro de Agricultura de Precisão

Data: 7 de março

Local: Salão de Convenções - UFLA

Inscrições: EMAP | Encontro Mineiro de Agricultura de Precisão

Descrição: O evento é promovido pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Digital (GEPAD/UFLA) e reunirá profissionais, pesquisadores, estudantes e usuários da Agricultura de Precisão (AP). O evento é pago e aberto ao público interno e externo.

Evento: Saúde em Foco - realização de testes de saúde (IST's) para comunidade universitária

Data: 14 de março

Local: Ambulatório - Coordenadoria de Saúde - Praec

Evento gratuito

Não é necessário realizar inscrição. Basta comparecer.

Descrição: Cerca de 40 testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) serão disponibilizados a toda comunidade universitária. A iniciativa é resultado de uma parceria da Coordenadoria de Saúde (Praec/UFLA) com o Serviço de Atendimento Especial/Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE-CTA).

Evento: Palestra Linguística e Neurociência

Data: 15 de março

Local: On-line

Descrição: A palestra intitulada “Linguística e Neurociência” abordará os estudos sobre as relações entre cérebro e linguagem, incluindo aspectos históricos, teóricos e metodológicos. Será ministrada pelo professor Rui Rothe-Neves, titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), convidado do Núcleo de Extensão em Bilinguismo e Psicolinguística.

Evento: PET AGRO SHOW

Data: 20 de março

Local: Estacionamento do LadBIO - UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O evento, promovido pelo grupo PET Agronomia, visa proporcionar um espaço de interação e troca de conhecimentos. Será realizada uma exposição, similar a uma vitrine tecnológica, na qual empresas e núcleos de estudo da Agronomia irão apresentar suas inovações no ramo agronômico. O evento é pago e aberto ao público interno e externo.

Evento: Tour Cultural

Data: 21 de março

Local: Casa da Cultura - Bi Moreira (Lavras-MG)

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O evento, promovido pelo subprojeto Filosofia do PIBID-UFLA, juntamente com a Companhia Plaft Produtora de Teatro, busca unir estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e de cursos de graduação com a área cultural, com o propósito de promover a acessibilidade à cultura e os valores da educação brasileira, juntamente com a filosofia. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

Evento: I Ciclo de Palestras: Cannabis em Foco

Data: 22 de março

Local: Anfiteatro da Entomologia - UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: O evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFLA, irá reunir pesquisadoras e pesquisadores para um ciclo de palestras sobre os potenciais da cannabis em seus diversos aspectos. O evento é pago e aberto ao público interno e externo.

Evento: Ciclo de Palestras do Projeto de Extensão Alimentando Conhecimentos

Data: 22 de março

Local: Anfiteatro do Departamento de Ciência dos Alimentos - UFLA

Inscrições: SIG/ UFLA

Descrição: A temática do evento será a panificação, visando a ampliação de conhecimento na área para toda a comunidade de Lavras e região, ressaltando fermentação natural, tecnologias, saudabilidade e os desafios para um mercado mais competitivo. O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

Evento: V Encontro das Mulheres no Agronegócio e Cafeicultura

Data: 26 de março

Local: Salão de Convenções - UFLA

Descrição: O evento, promovido pelo Núcleo de Estudo em Cafeicultura - NECAF, irá abordar sobre Sustentabilidade na Agricultura, e a atuação da mulher nesse segmento, uma vez que vem impactando positivamente o cenário mundial. Para a entrada será necessário 1 kg de alimento não perecível, e o evento será aberto ao público interno.

Evento: 2° Encontro Tecnológico de Arroz de Terras Altas

Data: 27 de março

Horário: das 8h às 12 h

Local: Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária - Fazenda Muquém (UFLA) - Ijaci.

Inscrições no local.

Descrição: Apresentação e discussão sobre aspectos técnicos da produção de arroz de terras altas, com quatro estações de campo e palestra. A programação contará com apresentações sobre os seguintes temas: plantio do arroz intercalado com outras culturas; cultivares de arroz de terras altas recomendadas para Minas Gerais; uso de bioinsumos; e possibilidades gastronômicas com o grão. Na ocasião, também ocorrerá o pré-lançamento da cultivar de arroz CMG 1590, desenvolvida pela parceria entre UFLA, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O evento é gratuito e aberto ao público interno e externo.

Como solicitar a divulgação de eventos:

A solicitação deve ser enviada para glpi.ufla.br com no mínimo 15 dias de antecedência do período de inscrições.

Todos os eventos devem ser cadastrados no SIG UFLA.

A solicitação deve conter as seguintes informações: evento; descrição (objetivo do evento e informação se é gratuito ou pago); público; data; horário; local; inscrições (link direto do evento no SIG UFLA e data limite) e organizador (nome e contato do responsável)