Ir direto para menu de acessibilidade.
Dia Internacional da Mulher

Mulheres na UFLA: a evolução continua - Somos mais de 9 mil

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 08 Março 2024 17:02 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

Já parou para pensar na dimensão da presença feminina na UFLA?  

Seja em atividades técnicas e administrativas, seja nas ações ligadas diretamente ao ensino, pesquisa e extensão, as mulheres estão presentes em números crescentes na história da Universidade. Somos mais de nove mil mulheres: graduandas, pós-graduandas, professoras, pesquisadoras, técnicas, funcionárias terceirizadas e aposentadas. 

Mas nem sempre foi assim. De 1908 a 1947, ainda como Escola Superior de Agricultura de Lavras, a Esal recebeu 399 alunos em seu curso de Agronomia. Todos homens. Apenas em 1948, quarenta anos depois, houve o ingresso da primeira estudante. Na virada do século XXI, as mulheres já eram 32,48% dos estudantes de graduação e, em 2011, pela primeira vez, o número de mulheres ingressantes ultrapassou o de homens: 54% dos novos alunos da época eram mulheres.

Atualmente, dos 10.054 estudantes ativos na graduação, 52% são mulheres! 

Na pós-graduação stricto sensu, em 2023, a presença de mulheres foi de 55% - em números absolutos, um total de 1072 mulheres nos 42 cursos de mestrado e doutorado. Nos cursos da pós-graduação lato sensu, dos 387 estudantes matriculados em 2023, 218 eram mulheres (56%). 

O fato é que estamos avançando em todas as áreas do conhecimento e essa não é uma luta entre homens e mulheres. O que celebramos é a presença feminina nos espaços que elas desejam estar. 

Quando falamos das servidoras na UFLA, a presença feminina também é crescente. Quando a Instituição foi federalizada, em 1963, eram 21 servidores homens e apenas uma mulher. Hoje, dos 1369 servidores, incluindo professores e técnicos administrativos que formam hoje o quadro da UFLA, 558 são mulheres (40%), sendo 318 professoras e 240 técnicas. 

Entre os funcionários terceirizados, a participação feminina também é de 40%. Dos 654 funcionários terceirizados, 267 são mulheres.  

Entre os 519 servidores aposentados, 142 são mulheres, sendo 33 docentes e 109 técnicas administrativas.

No Câmpus Paraíso, dos 118 estudantes, 33 são mulheres. Também há seis professoras, duas técnicas administrativas e oito funcionárias terceirizadas.

É sempre importante reforçar que cabe à universidade o acolhimento de todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino. Somos uma Universidade que acolhe a diversidade e a pluralidade de ideias.

E, apesar do progresso notável da presença feminina em nossos câmpus, ainda é preciso lutar por pautas que extrapolam os muros da UFLA. Espaços seguros de trabalho e lazer, igualdade salarial, combate à violência doméstica, reconhecimento do cuidado e representação em cargos de liderança e na política são algumas das pautas cruciais. 

Seja qual for a sua luta, queremos que saiba que, aqui na UFLA, somos muitas, e juntas, podemos ser ainda mais!  

Confira o vídeo para marcar o Dia Internacional da Mulher! 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção