Conexões

UFLA recebe a visita do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede)

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 11 Março 2024 23:33 | Última Atualização: Segunda, 11 Março 2024 23:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última quarta-feira (6/3), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar, que esteve acompanhado do superintendente de Pesquisa e Tecnologia da Sede/MG, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares, do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bruno Araújo Oliveira, e de suas respectivas equipes. Os visitantes foram apresentados a projetos e potencialidades da Universidade nas áreas de pesquisa, tecnologia e inovação.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Alex Vilela, estiveram presentes no encontro. A comitiva foi recepcionada no Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec), pela equipe da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA (NEW UFLA) e pelo pró-reitor, professor Márcio Lara.

Em sua apresentação, o pró-reitor abordou os principais programas e projetos da NEW UFLA, que, além de voltados ao desenvolvimento econômico sustentável, são baseados em ciência, tecnologia e inovação, temas de interesse da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Como alguns dos programas executados pela NEW UFLA estão diretamente ligados à Secretaria, o professor Márcio Lara pôde apresentar seus resultados e impactos no ecossistema de inovação de Lavras.

“Receber a visita do secretário e da equipe da Sede foi gratificante, pois foi possível apresentar a estrutura organizacional montada pela pró-reitoria para atender as demandas de desenvolvimento tecnológico e a formação e atração de empreendimentos, pensando sempre no desenvolvimento econômico regional e estadual. Além disso, a estrutura física, o trabalho da equipe NEW e os novos projetos foram elogiados por todos. Unir o potencial técnico e científico da Universidade com a experiência e conexões da Sede será um dos caminhos para a consolidação do Lavrastec”, declara o pró-reitor.

Posteriormente, a comitiva realizou uma visita às instalações do parque tecnológico, onde foi recebida pela equipe da empresa de produtos à base de plantas Vida Veg. Durante o encontro, foram discutidas as interações entre o mercado e o setor público.

Centro de Referência em Análise de Qualidade de Cachaça

A visita às iniciativas inovadoras da UFLA teve sequência no Departamento de Química, onde a equipe da Secretaria conheceu o Laboratório de Análise de Qualidade de Aguardente (LAQA) e o Laboratório de Química Orgânica/Óleos Essenciais (DQI/UFLA).

Além de receber os visitantes nos laboratórios, a professora Maria das Graças Cardoso explicou a eles como funcionarão as instalações do Centro de Referência de Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), projeto apoiado pela Sede, que visa não apenas aprimorar a qualidade da cachaça, mas também mapear sua produção em todo o território brasileiro, agregando valor à bebida e combatendo fraudes.

O projeto abarca também cursos direcionados aos produtores de cachaça, o que, por sua vez, irá aprimorar a qualidade dos produtos para se adequar às demandas do mercado. O primeiro curso será realizado em abril. As inscrições estão abertas para 35 vagas,e, como resultado, espera-se impulsionar as vendas e dinamizar o comércio da cachaça.

“Fico muito satisfeita com esse contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e ressalto a importância de seu apoio para a cadeia produtiva no Estado e no Brasil”, enfatiza a professora Maria das Graças.

Crédito das imagens: Sede/MG