calouros

Praec anuncia novidades em programas de assistência estudantil e abre inscrições para o Programa Bolsa Calouro

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 14 Março 2024 16:58 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:34

Auxílio Instalação e Restaurante Universitário à R$ 1,00 visam atender aos novos ingressantes nos cursos de graduação da UFLA

Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal de Lavras (Praec/UFLA) publicou editais do Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA) para atender aos estudantes que ingressaram no semestre letivo de 2024/1. Um novo programa - Auxílio Instalação, uma nova forma de acesso ao Restaurante Universitário (RU) e novas vagas para o Programa Bolsa Calouro. Para participar dos editais publicados pela Praec, o estudante deverá ter iniciado o processo de avaliação socioeconômica.

Auxílio Instalação (Novo Programa)

O Auxílio Instalação vai arcar com despesas iniciais de acomodação decorrentes da mudança de domicílio, ou seja, serão atendidos discentes ingressantes pela primeira vez na UFLA, a partir de um grupo de cota de renda e que não sejam residentes no município sede do câmpus da UFLA onde se matriculou, ou em municípios limítrofes a este. As inscrições ocorrem até o dia 18/3.

Para esse Programa, o novo estudante, deverá ter iniciado o processo de avaliação socioeconômica. Não há necessidade de ter concluído a solicitação para ser atendido. O auxílio terá o valor de R$400,00 e será concedido em parcela única.

Leia mais informações no edital.

Restaurante Universitário a R$ 1,00 (Nova Ação)

A Praec implementou uma nova regra no Restaurante Universitário (RU), o acesso diferenciado se tornou uma realidade para os estudantes de graduação presencial que solicitaram a realização da sua Análise Socioeconômica. Por apenas R$1,00, eles têm a oportunidade de desfrutar das refeições do RU, mesmo que sua análise ainda não esteja concluída.

A nova ação visa atender aos estudantes que estão ingressando na UFLA e estão iniciando o processo de Análise Socioeconômica. Mesmo que ela ainda não esteja concluída, ele terá direito ao benefício por até 30 dias. Essa medida visa garantir que ninguém seja privado do acesso à alimentação adequada enquanto aguarda a conclusão do processo.

“Essa iniciativa reflete o compromisso da UFLA em promover a inclusão e o bem-estar de seus estudantes, reconhecendo a importância da alimentação adequada para o sucesso acadêmico e pessoal. Além disso, o acesso diferenciado ao RU por um valor simbólico demonstra a preocupação em tornar os serviços oferecidos pela Universidade mais acessíveis e equitativos para todos os estudantes”, comenta o responsável pelo Setor de Programas e Projetos, Rossano Wagner de Lima Botelho.

Programa Bolsa Calouro

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa de Vivência Acadêmica para Calouros (Pró-Calouro), que neste semestre oferta  60 vagas. O valor das bolsas é de R$525,00 e o Programa exige 12 horas semanais de dedicação às atividades previstas. As inscrições ocorrem até o dia 15/4.

O Bolsa Calouro concede bolsa a estudantes de graduação ingressantes pela primeira vez na UFLA no primeiro semestre letivo de 2024, e identificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com a análise realizada pela Praec.

O Programa tem como objetivos: preparar os bolsistas para que, ao fim do Bolsa Calouro, estejam aptos a se inscreverem nas demais modalidades de bolsas do PIB-UFLA; apresentar aos recém-chegados a estrutura da Universidade, os serviços oferecidos por esta e as oportunidades existentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Assista ao vídeo para conferir o passo a passo de como solicitar a avaliação socioeconômica.