ensino superior

Membros do Foripes elegem nova diretoria e visitam o câmpus da UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quinta, 21 Março 2024 16:12 | Última Atualização: Terça, 02 Abril 2024 08:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nove reitores de Minas Gerais estiveram presentes na Universidade Federal de Lavras (UFLA) na última terça-feira (19/3), para a reunião do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes). Na ocasião, além da eleição da nova diretoria que presidirá o Fórum até o início de 2025, foi realizada visita a alguns locais estratégicos da UFLA.

Durante a reunião, foram eleitos o reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), professor Demetrius David da Silva, como presidente; a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), professora Marinalva Vieira Barbosa, como vice-presidente; e o reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), professor Cléber Ávila Barbosa, como segundo vice-presidente.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, presidiu o Foripes no último ano e comentou as conquistas do período, quando teve a felicidade de conseguir negociações e recursos importantes para as instituições mineiras, além de aproximar a UFLA das demais instituições do Fórum, buscando estabelecer uma postura colaborativa. “Avançamos muito na relação com os parlamentares, e isso facilita toda a conversa para que eles possam cada vez mais apoiar as nossas instituições. Tivemos a boa notícia, agora, da escolha do professor Demétrius, reitor de Viçosa, para dirigir o Foripes no próximo anuênio, ele que é muito ativo, muito articulado. Juntamente com a professora Marinalva da UFTM, e o professor Cleber do IFSuldeMinas, com certeza vão fazer um mandato muito importante à frente do Foripes”.

O reitor da UFV, professor Demetrius David da Silva, demonstrou satisfação em ter trabalhado ao lado do reitor da UFLA durante o último ano no Foripes, quando exerceu a função de vice-presidente do Fórum. Reconheceu o excelente trabalho que puderam fazer juntos, e expressou otimismo em poder trabalhar agora como presidente, destacando a importância de dar continuidade ao trabalho que estava sendo realizado, além de entender os desafios que tem pela frente. Já a vice-presidente eleita, reitora Marinalva Vieira Barbosa (UFTM), manifestou sua alegria e disse se sentir honrada em compor a nova diretoria do Foripes. O reitor Cléber Ávila Barbosa destacou que será uma imensa alegria e honra ocupar a vice-presidência do Foripes, um Fórum que congrega todas as universidades federais, institutos federais e as universidades estaduais do Estado.

Visita a alguns dos projetos estratégicos da UFLA

Após a reunião, os membros do Foripes tiveram a oportunidade de visitar as obras de estrutura de divisórias, climatização e sonorização do Centro de Eventos, a Usina Fotovoltaica ativada em 2023 e a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da UFLA. O reitor da Instituição destacou que a última reunião de sua gestão frente ao Foripes foi fundamental para que os membros pudessem conhecer a Universidade, especialmente os projetos que podem ser replicados e representar avanços também para outras instituições. “Eles ficaram muito impressionados com o que viram, pois perceberam que são locais que visam realmente à diminuição de gastos recursos de custeio, como tratamento de esgoto, produção de água e redução da conta de energia elétrica”, diz o professor João Chrysostomo.

Confira as fotos.