RECURSOS HÍDRICOS

UFLA publica, no Dia Mundial da Água, portaria de gestão de recursos hídricos

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 22 Março 2024 14:55 | Última Atualização: Segunda, 01 Abril 2024 13:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou a Portaria Normativa da Reitoria n° 130, que define diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos recursos hídricos da UFLA.

A diretora de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente (DQMA), professora Fátima Fia, explica que o documento “consolida algumas ações de gestão de recursos hídricos que a UFLA já realiza, bem como institui metas e ações para o consumo consciente da água nos câmpus, a fim de assegurar a sustentabilidade desse recurso que é tão importante para todos”.

Entre as medidas previstas na portaria estão a promoção de campanhas educacionais de sensibilização e conscientização para o uso sustentável da água; a implantação de sistemas de monitoramento inteligente do consumo de água potável; a ampliação do sistema de aproveitamento de água de chuva, por meio da captação, armazenamento e distribuição de águas pluviais para uso não potável; e o incentivo a programas e projetos de reuso do esgoto sanitário tratado na ETE, com segurança sanitária.

A portaria normativa está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial com o ODS 6, que busca garantir a disponibilidade e gestão sustentável da água potável e saneamento para todos e tem o propósito de alcançar o acesso universal e equitativo de água potável e segura para todos, como parte da Agenda 2030 da ONU, que visa garantir a qualidade de vida das pessoas, proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável em escala global, até 2030.

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, “é uma felicidade publicar o documento no Dia Mundial da Água, um marco para a UFLA, uma universidade ambientalmente e socialmente correta, alinhada com esse e tantos outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela ONU. Este ato normativo é mais uma ação com o propósito de estruturar áreas realmente importantes e reflete o grande trabalho realizado nos últimos quatro anos para avançar ainda mais como universidade ambientalmente sustentável”.

Excelência na gestão das águas

A UFLA foi a segunda universidade do mundo a receber o certificado Blue University. O reconhecimento é resultado de ações da universidade, tais como: reconhecer a água como um direito humano; promover seu consumo por meio de infraestrutura pública e gratuita; realizar a gestão da água de forma responsável; manter serviços de tratamento da água para consumo e de águas residuárias; cultivar parcerias para defesa do direito à água em nível internacional e desenvolver pesquisas sobre a gestão sustentável da água.

O Selo Blue University não apenas reconhece as realizações da UFLA, como também destaca a importância das instituições de ensino superior no avanço da agenda global de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito à gestão responsável dos recursos hídricos. Ao promover um modelo exemplar de comprometimento com a água, a UFLA contribui para um futuro mais sustentável e equitativo para todos.

A Universidade também se destaca anualmente no GreenMetric World University Ranking. Em 2023, a UFLA se manteve como a segunda universidade mais sustentável do Brasil e foi a única da América Latina com a pontuação máxima na categoria Educação em Pesquisa. Na edição de 2023, a UFLA avançou na pontuação em relação ao ano de 2022, devido à categoria Resíduos, tema no qual que a instituição tem trabalhado de forma intensiva, para criar alternativas e reduzir os impactos no meio ambiente.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, e é celebrado no dia 22 de março. Esta data desempenha um papel crucial na conscientização e na defesa da gestão sustentável dos recursos hídricos, além de servir como um lembrete anual da importância da água para a vida no planeta e destacar a urgência de proteger e conservar esse recurso precioso.

Para 2024, o tema definido pela ONU é “A água pela paz”, destacando a importância e essencialidade deste recurso, que pode ser motivo de conflitos quando seu acesso é negado ou partilhado de maneira injusta, mas que deve ser entendido enquanto ferramenta para a paz, visando à cooperação mútua entre comunidades e países para um mundo mais pacífico.

O tema de 2024 destaca a necessidade de valorizar e preservar a água como um recurso que une as pessoas em vez de separá-las, promovendo a solidariedade e a paz entre nações e comunidades. Celebrar o Dia Mundial da Água sob este tema é uma forma de reconhecer o papel fundamental que a água desempenha na promoção da paz e da estabilidade global, e de se comprometer a trabalhar juntos para garantir seu acesso justo e sustentável para todos.