Reconhecimento

Projeto de pesquisador do Niesp/UFLA vence etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 25 Março 2024 09:14 | Última Atualização: Segunda, 25 Março 2024 09:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

O projeto "Práticas Empreendedoras: Experiências Cooperativas e Criativas na Escola", desenvolvido pela equipe da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi o vencedor na categoria estadual 2ª edição do Prêmio Educador Transformador.

Com o objetivo de proporcionar, aos estudantes do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), um ambiente de reflexão sobre problemas, interesses, desejos e autoconhecimento por meio dos conceitos do empreendedorismo , o projeto se destacou pela sua inovação e impacto na comunidade escolar.

A equipe envolvida no projeto é composta pelo doutorando em Administração Diego Pereira Costa, pela mestra em Letras Aline Carvalho Veiga e pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Daniela Meirelles Andrade.

Resultado da dissertação do pesquisador e analista de incubação Diego Pereira Costa, o projeto é uma parceria do Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Setor Público (Niesp) e da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec/UFLA). Além disso, conta com a colaboração da Escola Estadual Dora Matarazzo, representada pela parceria com a professora Aline Carvalho Veiga, e de todos os parceiros que participaram das ações durante o projeto.

O prêmio é dirigido a educadores de escolas públicas e privadas, de todos os estados brasileiros, das seguintes categorias: Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; Educação Superior; e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O trabalho da equipe da UFLA foi reconhecido como o melhor projeto do estado de Minas Gerais, destacando sua relevância no desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras para os estudantes da EJA. O projeto avança agora para a etapa regional, que selecionará as iniciativas mais impactantes de cada região.

A premiação

O Prêmio Educador Transformador é uma iniciativa que valoriza ideias alinhadas à Educação Empreendedora de educadores de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes.

Fruto da união do Prêmio Professor Transformador - realizado pelo Instituto Significare e pela Bett Brasil - com o Prêmio Educação Empreendedora - do Sebrae -, o Prêmio Educador Transformador nasceu para reconhecer o talento de educadores que estão criando futuros transformadores por meio da educação empreendedora.

Com mais de 3 mil inscrições na primeira edição, o Prêmio é um espaço de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.