TRANSPARÊNCIA

Painel apresenta resultados do Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto (PAPC)

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 05 Abril 2024 11:14 | Última Atualização: Segunda, 15 Abril 2024 09:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal de Lavras (PRPG/UFLA) acaba de disponibilizar o painel Levantamento de publicações decorrentes do Programa de Apoio à Publicação Científica em Periódicos de Alto Impacto (PAPC). A ferramenta possibilita a consulta e a análise dinâmica de uma série de dados, com diferentes formas de visualização. Inicialmente disponível com dados do período de 2013 a 2022, o painel está em constante atualização, devido ao fluxo de submissões de artigos aos periódicos.

No painel, é possível consultar informações como: número total de artigos apoiados por ano; programas de pós-graduação beneficiados; percentual de artigos publicados; tempo decorrido entre o recebimento do apoio e a publicação; classificação e fator de impacto das publicações, com a possibilidade de  comparar o que foi planejado e o que de fato foi publicado, em termos de classificação da produção científica.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Adelir Aparecida Saczk, afirma que o painel é uma forma de dar transparência aos recursos destinados pelo Programa, considerado uma estratégia fundamental para a internacionalização da produção científica institucional.

“O levantamento das publicações decorrentes do PAPC demonstra a efetividade do apoio financeiro concedido, evidenciando, em especial, o aumento do número de publicações em periódicos de elevado impacto, estratégia fundamental para a internacionalização da produção científica institucional”, destaca a pró-reitora.

O PAPC tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu e possibilitar maior inserção internacional das publicações científicas da UFLA.

A operacionalização ocorre por meio do apoio financeiro para a tradução e revisão de artigos científicos para sua posterior submissão em periódicos de alto fator de impacto (segundo os critérios estabelecidos pelas áreas de conhecimento da CAPES) editados no idioma inglês.

Consulte o painel “Levantamento de Publicações Decorrentes do PAPC”