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AVALIAÇÃO EXTERNA

Grupo de excelência: UFLA é nota máxima no IGC MEC há 15 edições

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 05 Abril 2024 17:15 | Última Atualização: Segunda, 22 Abril 2024 14:11
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A excelência da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é, mais um vez, reconhecida pelo resultado alcançado no Índice Geral de Cursos (IGC), publicado em 2/4 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC). A Instituição recebeu o conceito máximo (5), desempenho que se repete há 15 edições da avaliação, desde 2008. Na classificação, a UFLA é a 10ª melhor universidade federal do País, a 12ª entre as universidades públicas e a 3ª de Minas Gerais.

De acordo com o Inep, mais da metade de todas as instituições de ensino avaliadas (60,3%) na última edição do IGC obtiveram avaliação na faixa 3. De 1.998 instituições, incluindo públicas e privadas, apenas 2,7% alcançaram o conceito máximo, como a UFLA. O Instituto informou, ainda, que as instituições públicas federais se destacaram no cenário da avaliação.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, recebeu com satisfação o resultado. “Estamos finalizando a gestão 2020-2024 e, em nosso último mês, recebemos este resultado do IGC, que confirma estar a UFLA onde sempre deve estar: entre as instituições de excelência. O conceito 5 registra formalmente essa condição. Isso não seria possível se não fossem tantas pessoas dedicadas às causas da formação de estudantes de graduação e pós-graduação, da pesquisa científica, da geração de tecnologia e das ações de extensão, que nos aproxima dessa sociedade tão sofrida. Cabe a nós, por meio das universidades, trabalhar para melhorar a vida das pessoas, sempre com essa qualidade que é fruto do empenho de toda a equipe UFLA”, avalia.

A atuação de toda a comunidade universitária é ressaltada também pelo pró-reitor de Graduação, professor Lucas Amaral, e pela diretora de Avaliação e Desenvolvimento do Ensino, professora Francine de Paulo Martins Lima. “O resultado reforça a competência e responsabilidade da UFLA para com a qualidade do ensino público, o que é transmitido em produtos e serviços em prol da sociedade brasileira, ofertando cursos de altíssima qualidade e formando profissionais nas diversas áreas do conhecimento. Isso só é possível, por meio da contribuição de cada pessoa que compõe toda a dinâmica de funcionamento da UFLA. Continuamos no caminho certo e buscaremos, sempre, a excelência”, comenta Lucas.

“A manutenção do conceito 5 e dos bons resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), pelos cursos avaliados, revelam que estamos no caminho certo e que as ações empreendidas no âmbito dos cursos de graduação, com o envolvimento das diferentes instâncias institucionais, primam pela qualidade do ensino e da formação profissional ofertada na UFLA, o que nos deixa muito satisfeitos”, reforça Francine.

Além do conceito  máximo no IGC, a UFLA também apresenta Conceito Institucional 5, indicador de qualidade definido a partir de avaliação in loco realizada pelos especialistas do MEC. São observadas instalações físicas, políticas de gestão, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), políticas para o ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

 

Recálculo do IGC

No dia 11/4, o Inep comunicou o recálculo dos resultados do IGC anunciados no dia 2/4. Com a alteração, a pontuação da UFLA no IGC contínuo subiu de 4,1656 para 4,1856, alterando sua posição entre as universidades públicas brasileiras: a UFLA passou da 13ª para a 12ª posição nessa categoria, e se manteve como a 10ª melhor universidade federal do País e a 3ª de Minas Gerais.

O novo cálculo foi feito pelo Inep devido a um aperfeiçoamento metodológico ocorrido no meio do ciclo avaliativo 2019-2022, que incidiu no Conceito Preliminar de Curso (CPC). Os cursos avaliados nos dois primeiros anos do ciclo tiveram o CPC calculado conforme a metodologia anteriormente vigente, enquanto os do terceiro ano seguiram a metodologia aperfeiçoada.

Como o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) leva em consideração os indicadores de todos os cursos avaliados ao longo do ciclo trienal, no momento do cálculo do IGC o Inep considerou que a manutenção de um método de cálculo único para todos os cursos de graduação seria a melhor alternativa técnica, garantindo que o impacto das dimensões avaliadas nos cursos de cada área fosse semelhante na geração do indicador institucional. Portanto, os resultados do IGC 2022 foram inicialmente calculados com base na metodologia anterior.

Entretanto, após a publicação do resultado do IGC no dia 2/4, o Inep recebeu demandas de algumas Instituições de Educação Superior cujos cursos foram todos avaliados em 2022 e definiu uma regra de transição, aplicada exclusivamente aos resultados de 2022, para fins de cálculo do IGC.

Os resultados do IGC foram então recalculados pelo Inep considerando a alteração metodológica, e retificados no caso de resultado mais favorável a cada Instituição de Educação Superior.  Estes resultados, a Nota Técnica nº 5/2024/CEI/CGGI/DAES, que detalha os procedimentos adotados, bem como a indicação de qual a metodologia de cálculo foi utilizada para a geração de cada IGC estão disponíveis para consulta no Portal do Inep.

Sobre o IGC

O IGC é um dos indicadores de qualidade da Educação Superior apurado pelo Inep/MEC, com edições divulgadas a partir de 2004. Ele avalia as instituições de educação superior considerando a média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e dos conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação Stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.

O CPC, por sua vez, inclui a avaliação de aspectos como os resultados do Enade (nesta edição, o exame de 2022); o valor agregado pelo curso; corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Para esta edição do IGC, foi considerado o Enade feito por um grupo de cursos que, na UFLA, foi representado pelos cursos de Direito, Administração, Administração Pública e Administração Pública modalidade a EaD, que obtiveram, respectivamente, conceitos 5, 5, 4 e 2. O único conceito 2 registrado (Administração Pública EaD) refere-se a um curso que havia sido interrompido e estava com estudantes em processo de repercurso.

Segundo o Inep, o órgão tem buscado caminhos para o aperfeiçoamento dos indicadores utilizados para avaliação do Ensino Superior. Durante a apresentação dos resultados, foram discutidas propostas para o desenvolvimento de uma cesta de indicadores que permita acompanhar as características específicas dos cursos e as diferentes missões institucionais. Acesse a notícia publicada pelo Inep.

 

UFLA é a primeira de Minas e terceira do Brasil no Conceito Médio da Graduação

Entre os indicadores considerados no IGC, está o Conceito Médio da Graduação. Das universidades federais, a UFLA é que apresentou a terceira melhor classificação do País e a primeira de Minas Gerais nessa métrica.

 
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