veículos novos

UFLA tem renovação da frota de veículos após dez anos

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 09 Abril 2024 13:19 | Última Atualização: Segunda, 15 Abril 2024 09:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) renovou parte de sua frota de veículos pela primeira vez em dez anos. No fim de março, chegaram ao câmpus os últimos dos 15 novos veículos adquiridos. São sete carros de passeio (para viagem); três caminhonetes; uma caminhonete cabine dupla para viagem, dois tratores e dois caminhões. Um dos carros de viagem atenderá diretamente ao Câmpus Paraíso, e os demais ao Câmpus Lavras. A renovação ocorreu por meio de emendas parlamentares. Os dois caminhões e seus acessórios foram adquiridos com o orçamento da Universidade.

O pró-reitor de Infraestrutura e Logística, Adeilson Carvalho, explica que essa renovação da frota de veículos é essencial para garantir mais segurança e redução nos gastos com manutenção. “Os veículos que tínhamos já apresentavam mais de 300 mil quilômetros rodados, o que trazia mais gastos com manutenção. Ao renovar a frota de veículos, além de trazer mais segurança, por serem modernos, também garantimos economia, evitando gastos excessivos com mecânicos e reduzindo as despesas com combustível”, diz.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, ressalta a importância da aquisição desses novos veículos, principalmente em um cenário de escassez orçamentária. “Essa aquisição de veículos representa muito para a estrutura da Universidade, trazendo melhoria da mobilidade e segurança para todos nós, pesquisadores, professores, técnicos e outros membros da comunidade universitária, que viajamos pelas estradas a serviço da UFLA.  Os veículos são também muito importantes para os serviços internos da Instituição. Fizemos isso em um momento de orçamento extremamente apertado, mas, com muita luta, conseguimos essa renovação. O gerenciamento do orçamento exige priorizações, e temos que buscar atender aos pontos que mais necessitam de atenção, o que procuramos fazer sempre com responsabilidade”, destaca.

Os investimentos são frutos de negociações da gestão da UFLA com parlamentares. O senador Rodrigo Pacheco destinou emenda parlamentar no valor de R$ 3.180.210,00. Houve também R$ 1.152.110,00 proveniente de emenda de bancada, com cotas aportadas pelos deputados Marcelo Aro, Newton Cardoso Jr., Tiago Mitraud e Dr. Frederico. Colaboraram para as tratativas com esse último os vereadores de Lavras Élis Amarante e delegada Ana Paula.