CÂMPUS PARAÍSO

Inaugurados espaços de laboratórios e gabinetes de docentes para novo ciclo de formação em Paraíso

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 17 Abril 2024 10:47 | Última Atualização: Quinta, 18 Abril 2024 09:41
Gentileza solicitar descrição da imagem
Estrutura inaugurada nesta semana atende a uma demanda essencial para o avanço das atividades do câmpus

Para que o câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso possa dar início ao seu próximo ciclo de formação, com os cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia de Software, espaços de laboratórios e de gabinetes para docentes foram estruturados. A inauguração das novas instalações ocorreu nesta terça-feira (16/4), com a presença de estudantes, servidores e colaboradores do câmpus, além de membros da gestão da Universidade.

O primeiro ciclo de formação dos cursos do Câmpus Paraíso é o Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (Bict), que terá sua primeira turma colando grau no final de 2024. Em 2022, o Câmpus entrou em funcionamento, e vem vencendo os desafios de se estruturar com alta qualidade, mesmo em um cenário de restrições orçamentárias para as universidades federais.

"Quando se fala em uma situação orçamentária de escassez, precisamos trabalhar com priorizações, e aqui no Câmpus Paraíso tudo era prioridade, porque não tínhamos a estrutura mínima para funcionar. Fico feliz demais por, neste último mês de gestão, podermos concluir mais esta etapa e entregar as instalações para o funcionamento do segundo ciclo de formação, até que tenhamos a conclusão de importantes obras, para as quais temos já os recursos previstos, segundo anúncio que será feito pelo Governo Federal sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)", avalia o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

galpoes complexo laboratorios
Dois galpões foram transformados em complexos de laboratórios
para atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão

Criado para ser referência em inovação e desenvolvimento tecnológico, o Câmpus Paraíso já vem alcançando resultados e consolidando-se, como ocorreu com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela equipe no projeto Vuei, premiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais. O diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin), sediado no Câmpus Paraíso, professor Fernando Ferrari, explica que a estrutura inaugurada nesta semana atende a uma demanda essencial para o avanço das atividades do câmpus. "Agora temos salas com capacidade para acomodar 48 docentes, e dois galpões se transformaram em complexos de laboratórios que permitirão as atividades práticas de ensino, pesquisa e extensão, com foco em metodologias ativas, ações multidisciplinares, construção de protótipos e tantas outras iniciativas voltadas à inovação".

O Complexo de Laboratórios I, inaugurado nesta semana, abriga os laboratórios Físico-Químico, de Hidráulica e Pneumática, de Sistemas Produtivos, de Eletrônica I e Eletrônica II. Já o Complexo II abarca os laboratórios de Sistemas de Energia, de Máquinas Elétricas, de Circuitos Elétricos e de Processos de Fabricação I e II.

Estrutura do Câmpus Paraíso

A estrutura construída até o momento inclui Pavilhão de Aulas e os galpões adaptados para os complexos de laboratórios e salas de docentes, além de campo de futebol e quadra multiuso. A área é de 150  mil m2 e abrigará também o prédio das engenharias e o prédio da Biblioteca, cujos recursos para seguimento das obras serão contemplados pelo PAC, segundo anúncio a ser feito pelo Governo Federal. Já o Centro de Convivência e Inovação está sendo construído com recursos de mais de 8 milhões de reais, em sua maioria, conquistados por meio de parceria com o Governo de Minas Gerais.

Recepção a novos servidores

Recepção aos oito novos servidores do câmpus Paraíso

Além das inaugurações e visitas às instalações, a programação incluiu um momento de pronunciamentos oficiais e de recepção a oito novos servidores que chegaram ao Câmpus Paraíso e já estão em atividade. "Vocês encontrarão aqui o espaço para desenvolver todo o potencial de vocês no ensino, na pesquisa e na extensão", reforçou o reitor.

Aos estudantes, o professor João Chrysostomo reiterou a importância da universidade pública e da sociedade que a financia. "Não aceitem nunca a situação que passamos em nosso país, de tanta desigualdade social. Nós temos que nos comprometer e fazer a nossa parte. Peguem seus diplomas e, no exercício da profissão, lembrem-se sempre disso. Também lutem e defendam as universidades, porque assim estarão defendendo o desenvolvimento e a soberania deste País".

Confira as fotos dos espaços inaugurados