NOVOS SERVIDORES

UFLA realiza recepção de 63 servidores docentes e técnico-administrativos

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 19 Abril 2024 11:43 | Última Atualização: Sexta, 19 Abril 2024 13:11
Gentileza solicitar descrição da imagem
Novos servidores em exercício no câmpus Lavras

Nesta quinta-feira (18/4), foi realizada solenidade de recepção dos novos servidores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Docentes e técnicos-administrativos que entraram em atividade recentemente, em diferentes áreas de atuação do câmpus de Lavras, receberam as boas-vindas do reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e da pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Viviane Naves de Azevedo.

O reitor destacou o momento como um dos pontos altos do encerramento da gestão. “A Universidade se faz com pessoas. Não adianta ter toda essa estrutura maravilhosa sem vocês, que dão vida ao trabalho aqui realizado”. Somando os oito servidores recepcionados no câmpus de São Sebastião do Paraíso na terça-feira (17/4), a UFLA totaliza 63 novos servidores efetivados nos últimos sete meses. “Tivemos uma média de quase 10 posses por mês, foi um avanço, mas a necessidade ainda é grande, e há dificuldade para conseguir novos cargos, especialmente da carreira de técnicos administrativos”, acrescenta.

recepcao tales
Tales é o primeiro docente com deficiência auditiva da UFLA

Entre os novos servidores, a UFLA recepcionou seu primeiro docente com deficiência auditiva. Tales Douglas Nogueira é professor de Libras e já está atuando no Departamento de Educação. “É muito importante o ensino de Libras na UFLA, dar a oportunidade às pessoas com deficiência, para que tenham uma profissão no futuro. E também ensinar Libras para que os demais estudantes aprendam a cuidar um do outro”.

A técnica de laboratório Lucimara Pontello é natural de Lavras, e a UFLA já faz parte de sua história. Na Universidade, ela fez a graduação e cursou também o mestrado e o doutorado. “É emocionante ter a oportunidade de voltar e ver tudo a partir da outra perspectiva, de quem faz a instituição diariamente. Voltar à UFLA para contribuir com a formação de novos profissionais é uma satisfação enorme”, afirma.

Já para a professora de Química Lilian Patrícia Lima, tudo ainda é novidade. Patrícia veio de São Paulo e está se sentindo muito bem recebida na cidade e na Instituição. “Venho para contribuir com a formação de novos profissionais que também serão professores. Irei atuar para que esses novos docentes tenham uma formação de elevada qualidade”.

Natural de Formiga, o técnico bibliotecário Baltazar José Filho atuou na Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) por quase cinco anos e quis voltar para sua região de origem. Na UFLA, encontrou um ambiente muito acolhedor para realizar seu trabalho. “A Universidade é linda, a biblioteca daqui é um espaço muito gostoso e a equipe de trabalho é muito boa.”

Para a pró-reitora, o momento foi de recepção e também de despedida. Após 39 anos de dedicação à UFLA, Viviane irá se aposentar. “Aqui eu fiz minha vida profissional, minha família, vi meus filhos se formarem. Então, eu tenho muito orgulho de ser UFLA e espero que vocês também possam construir aqui a sua história, para quando chegarem nessa fase em que estou também terem muito orgulho de ser UFLA”.

Veja as fotos da recepção aos novos servidores

Novas vagas

Em 2023, foram distribuídas 36 vagas de Técnicos Administrativos em Educação (TAE) para a UFLA, por meio da Portaria Conjunta MGI/MEC n. 29, de 28 de julho de 2023. Dessas, 25 de nível E já foram liberadas, quatro já foram preenchidas e o provimento das demais será realizada por meio de concursos públicos já em fase de preparação. Outras 11 vagas, de nível D, aguardam, em 2024, a criação dos cargos pelo Congresso Nacional.

As pactuações não efetivadas vêm desde as negociações para aumento de oferta no ingresso de cursos de graduação a partir de 2014, incluindo a ampliação nos cursos de Engenharia, Medicina, Pedagogia e os cursos do câmpus de São Sebastião do Paraíso. O déficit, somente dessas pactuações, é de aproximadamente 150 pessoas.

Entre 2020 e 2024, a UFLA negociou com o MEC e obteve 106 novas vagas de docentes, sendo 66 para atendimento o projeto de implantação do câmpus Paraíso, 25 vagas para solução de carências históricas em cursos do câmpus Lavras e outras 15 que permitirão o funcionamento de novos cursos criados em 2024: Bacharelado em Enfermagem e tecnológico em Comunicação Institucional.