Ir direto para menu de acessibilidade.
CONQUISTA

UFLA assina Protocolo de Intenções para viabilizar conclusão do Hospital Universitário

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 26 Abril 2024 19:18 | Última Atualização: Segunda, 29 Abril 2024 09:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi parceira de um evento realizado no Ministério da Educação (MEC) na quinta-feira (25/4), em Brasília. A cerimônia congregou os atos de assinatura do Protocolo de Intenções entre UFLA e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e de outorga do título de Doutor Honoris causa, conferido ao Ministro Camilo Santana pelo Conselho Universitário (CUNI/UFLA). O evento lotou a Sala de Atos do MEC e contou com a presença de autoridades, servidores e parlamentares.

O protocolo assinado com a Ebserh é passo fundamental para que o Hospital Universitário da UFLA possa ser estruturado. A partir da assinatura, poderão se estabelecer os trâmites necessários para a formalização do contrato de gestão que permitirá a retomada dos projetos e obras conforme diagnóstico feito pelos técnicos da Ebserh em 2023. São necessários o desenvolvimento dos projetos voltados às adequações da obra para que se torne uma estrutura de atendimento de média e alta complexidade; a condução de processos licitatórios para as contratações relacionadas, utilizando-se os recursos já assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além de definições relativas ao plano assistencial e outras ações conjuntas a serem realizadas pelas equipes da Ebserh e da UFLA. 

Durante a cerimônia, o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, destacou o caráter desafiador de se lidar com um projeto paralisado e suas necessidades de correções. “Sinto muita satisfação pela sensação de que a gente conseguirá recuperar uma tragédia anunciada de recursos públicos que iam ficando pelo caminho. Estamos encontrando uma herança de obras que vão ficando pelo caminho. E esse não será só mais um hospital, mas um hospital de referência para o ensino, a pesquisa e o atendimento à comunidade”. Ele informou a alocação de 25 milhões de reais para retomada das obras, finalização e implantação de um hospital com 85 leitos de internação, 20 leitos de terapia intensiva, 4 salas cirúrgicas, unidade de urgência e emergência referenciada, e um ambulatório que dará não apenas condições de ensino aos estudantes, mas acima de tudo atendimento de qualidade à população de Lavras e região. A previsão informada pelo presidente da Ebserh é de que o hospital possa ser implementado em 2025.

Em seu pronunciamento, o ministro enfatizou o compromisso do Governo Federal em retomar todas as obras de investimentos nas infraestruturas das universidades federais. “É importante ter um hospital com qualidade, com todas as condições necessárias não só para ofertar os serviços para a academia, mas também ofertar o serviço para o SUS, para a população de Lavras e região”. A necessidade de investimentos na Educação foi também defendida pelo reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, que classificou a data de assinatura do documento como uma das mais importantes da história recente da UFLA e realçou a urgência em se retirar educação, ciência e tecnologia do arrocho fiscal. “Não sairemos dessa condição difícil e não teremos o pleno desenvolvimento do País enquanto não houver um grande investimento na educação em todos os níveis. Precisamos de, no mínimo, 10% do PIB para a Educação. Hoje são apenas cerca de 0,7% para o ensino superior. É um problema urgente a ser resolvido de modo estrutural”.

Participaram da cerimônia, pela UFLA, além do reitor; o vice-reitor, professor João Cândido de Souza; a chefe de Gabinete, Cinthia Divino Bustamante Divino; o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, professor Luiz Henrique Maciel; o chefe do Departamento de Medicina, professor Vítor Luís Tenório Mati, e o assessor de Política e Relacionamento Institucional, professor  Antônio Nazareno Guimarães Mendes, que também representou a prefeita de Lavras, Jussara Menicucci. Estiveram presentes, ainda, a senadora Janaína Farias (PT-CE); o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG); e os ministros do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca e Teodoro Silva Santos, entre outras autoridades.

Sobre o Hospital Universitário da UFLA

Planejado para oferecer atendimento humanizado e com tecnologia de ponta, o Hospital Universitário terá 100% do seu atendimento voltado para o SUS. A edificação fica na zona oeste de Lavras, bairro Jardim Glória, e a primeira etapa das obras, com 7 mil m2 de área construída, foi desenvolvida até 2021. 

O projeto inicial previa apenas o funcionamento como hospital-dia, com procedimentos de baixa e média complexidade, além de internações de curta duração. Essa configuração não atendia ao escopo da Ebserh, o que exigia alterações no planejamento, tanto para atender a essas exigências quanto para adequação da estrutura para procedimentos de média e alta complexidade, de forma a suprir demandas do SUS na microrregião de Lavras. Com a conquista de recursos para as alterações necessárias por meio do PAC, e o compromisso da Ebserh em assumir a gestão, a finalização passa a ser possível.

Ao mesmo tempo em que representará avanço para a saúde pública no sul de Minas, o HU-UFLA será campo de prática para a formação dos profissionais dos cursos de saúde da Instituição e realização de pesquisas científicas. Até o momento, já foram investidos cerca de 20 milhões de reais no Hospital Universitário, considerando terreno e obras. 

Título ao Ministro

Ao receber o título de Doutor Honoris causa pela UFLA, o ministro da Educação agradeceu aos membros do Conselho Universitário e à comunidade acadêmica. “Sincero agradecimento à UFLA, destacada pela excelência no ensino, compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Ser associado a uma universidade tão renomada e com valores tão alinhados aos meus próprios é uma verdadeiramente uma honra (...) Reforço meu compromisso em continuar trabalhando para que possamos, juntos, enfrentar o desafio de novos tempos, buscando soluções inovadoras que beneficiem nossa comunidade, nosso país e o mundo. A UFLA não apenas educa, mas transforma, ela proporciona a seus alunos as ferramentas necessárias para construir um futuro melhor. Ser reconhecido por esta instituição é um incentivo para eu buscar a excelência onde quer que minha carreira me leve”.

Encerramento da gestão: finalização dos trabalhos na Andifes

Durante reunião ordinária da Andifes, realizada nos dias 24/5 e 25/5 e que integrou a agenda cumprida em Brasília, o reitor da UFLA despediu-se do grupo de dirigentes devido ao término da gestão 2020-2024. “Nossa vida é feita de ciclos que se encerram, como está se encerrando o meu à frente da reitoria da UFLA. Quero agradecer por esse espaço de troca que a Andifes nos proporciona, e que nos capacita para enfrentar melhor, juntos, as dificuldades pelas quais as universidades têm passado. O companheirismo de todos vocês e as discussões de alto nível”.

Pela diretoria da Andifes, o reitor Valder Steffen, um dos vice-presidentes, expressou o reconhecimento do grupo. “Nós, que somos reitores e reitoras mineiras, tivemos um mandato do professor João à frente do Foripes [Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais] e pudemos testemunhar o empenho e o envolvimento dele. Tivemos audiências, visitas à Assembleia de Minas, reuniões com o senador Rodrigo Pacheco, que oportunizaram a liberação de recursos importantes num contexto de muita carência e necessidade. E sempre percebemos o interesse e a dedicação do professor João. Em nome da diretoria, o nosso reconhecimento e amizade”.

Acesse o álbum de fotos dos eventos

Fotos da matéria: MEC

Fotos do álbum: Ana Eliza Alvim

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção