NOTA

UFLA endossa manifestações da Andifes e iniciativas da comunidade acadêmica em solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 07 Mai 2024 15:11 | Última Atualização: Terça, 07 Mai 2024 15:12

A Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrante da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), endossa as manifestações em solidariedade à população do Rio Grande do Sul e às universidades do estado, devido às fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira (30/5).

Andifes | Nota de Solidariedade da Andifes à População do Rio Grande do Sul

Andifes | Nota da Andifes sobre a atuação das universidades federais na tragédia climática no Rio Grande do Sul

As seis universidades federais gaúchas – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – como relatado pela Andifes, têm superado suas dificuldades para prontamente prestar todo o suporte às comunidades atingidas e aos governos municipais e estadual.

Na UFLA, membros da comunidade universitária se mobilizam para ajudar no enfrentamento da tragédia. O Núcleo de Estudos em Genética e Melhoramento de Plantas (GEN/UFLA) iniciou uma campanha e busca apoio das demais entidades de extensão para divulgação. Com a campanha SOS Rio Grande do Sul, estão sendo coletados calçados, roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e higiene pessoal, ração ou qualquer valor em PIX para compra de água. As doações estão sendo entregues na Sala 1 do Departamento de Biologia, e a mobilização vai até 10/5.

Como reforça a Andifes, “as universidades federais estão atentas e à disposição para continuar atuando nas ações emergenciais e para contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas de médio e longo prazos, visando a reconstruir o estado do Rio Grande do Sul em novas bases, para se adaptar aos eventos climáticos extremos, agravados pelas mudanças do clima, sobre a sociedade e o planeta ”. A Associação acrescenta, ainda, que “a ciência produzida em universidades, centros tecnológicos e institutos federais emite alertas e também está à disposição das autoridades".