UFLA recebe homenagens por programas em parceria com a Receita Federal - Destaque para Além do Horizonte
Na quinta-feira (6/6), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi uma das instituições homenageadas em cerimônia na Delegacia da Receita Federal, em Varginha, em reconhecimento pela participação destacada no Programa Além do Horizonte. O Programa realiza a descaracterização de receptores de sinal de TV pirata conhecidos como TV Box, sendo então reconfigurados para funcionar como minicomputadores, com sistema operacional e softwares de educação gratuitos. Os projetos em andamento incluem o aproveitamento das baterias de lítio presentes nos cigarros eletrônicos.
A homenagem foi recebida pelo reitor, professor José Roberto Scolforo, pelo apoio institucional, e pelo professor Sandro Pereira da Silva, responsável pela idealização e coordenação do programa em grande escala, com a ampliação da rede de parceiros, inicialmente circunscrita ao Estado de Minas Gerais, para todo o território nacional. “São mais de 50 projetos em todo o País que envolvem a aplicação desse equipamento para ajudar as pessoas de camadas sociais mais necessitadas”, considerou o professor. Ele explica que o Programa teve quatro rodadas de projetos, sendo esta a quarta, com conclusão prevista para encerramento no segundo semestre de 2024. Nos 18 projetos em andamento, houve a inclusão do reaproveitamento da bateria de lítio presente nos cigarros eletrônicos apreendidos, sendo destinada a diferentes aplicações na pesquisa e extensão.
Para o reitor, o reconhecimento confirma o impacto da Universidade em projetos que beneficiam a sociedade, além do caráter ambiental dessas ações, o que está em perfeito alinhamento aos fundamentos da UFLA. “O reaproveitamento desses materiais evitam os impactos ambientais do descarte e lhes conferem novos usos. É papel da Universidade a busca por soluções que impactam verdadeiramente no bem-estar das pessoas e no ambiente. Desejamos que os projetos sejam ainda mais fortalecidos e outras potenciais destinações sejam pesquisadas e colocadas em prática”, afirmou.
Transformação solidária
Além do Horizonte faz parte do Programa Receita Cidadã, que prevê a destinação sustentável de mercadorias apreendidas pela Receita Federal e sua transformação em itens úteis à sociedade, com redução do impacto ambiental e bem-estar social.
Os microcomputadores criados a partir dos aparelhos apreendidos são destinados a escolas públicas e para a utilização na prestação de serviços públicos em benefício da população. Também é possível a transformação dos aparelhos em itens como aparelhos de videoconferência, para triagem em hospitais da rede do Sistema Único de Saúde - SUS, terminais de autoatendimento, projetores de imagem, itens de robótica, módulo para práticas agrárias, jogos educativos e aparelhos de monitoramento de viaturas policiais, entre outros. Todas as aplicações têm como finalidade reverter os aparelhos em benefício da sociedade.
Interação com a sociedade
A UFLA também foi reconhecida pelo serviço prestado à sociedade por meio da participação no projeto Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), uma iniciativa da Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, que tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. O NAF-UFLA é vinculado à Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA). Coordenado pela professora Juciara Nunes de Alcântara, o Núcleo contribui para o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo benefícios para os estudantes, a comunidade e a Universidade.
Fotos: Ivanei Salgado/UNIFAL-MG