Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA pelo Mundo

THE Impact Ranking: UFLA está entre as 200 universidades do mundo com melhor desempenho no combate à fome (ODS 2)

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 17 Junho 2024 12:53 | Última Atualização: Segunda, 17 Junho 2024 12:54

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avançou na 6ª edição do THE University Impact Ranking, sendo ranqueada em nove dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O ranking foi divulgado pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), que avalia anualmente as instituições de ensino superior ao redor do mundo em relação à sua atuação ao encontro dos 17 ODS. Além de melhorar o posicionamento em alguns dos objetivos, destaca-se, de forma especial, o desempenho da UFLA relacionado às ações de combate à fome (ODS 2), figurando entre as 200 melhores instituições do mundo. 

Ao todo foram avaliadas 2100 instituições de 125 países. No Brasil, 55 instituições de ensino superior foram incluídas no ranking, sendo que 25 são universidades federais. Das 11 universidades federais mineiras, sete foram ranqueadas e a UFLA aparece na classificação geral na faixa 1001-1500. 

Destaques

A UFLA foi ranqueada em nove dos 17 ODS. Em 2024, pela primeira vez, a UFLA foi ranqueada no ODS 15 - Vida Terrestre, estando classificada entre as 300 melhores instituições do mundo (faixa 201-300). 

Pelo 4º ano consecutivo, foi ranqueada nos ODS 1 – Combate à pobreza (401-600), ODS 2 – Combate a fome (101-200), ODS 3 Saúde e bem-estar (1000+), ODS – 4 Educação de qualidade (1001-1500), ODS 6 Água potável e saneamento (301-400) e ODS 7 Energia limpa e acessível (401-600), além do ODS 17 – Parcerias para alcançar os objetivos, que é de participação obrigatória (1001-1500). 

A UFLA também foi ranqueada pelo 2° ano consecutivo no ODS 9 - Indústria inovação e infraestrutura (201-300), com uma melhora significativa em relação ao ano anterior, em que foi ranqueada pela primeira vez, evolução da faixa 601-800 para faixa 201-300. 

Reconhecimento

Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, a amplitude dos ODS em que a Universidade está classificada demonstra a evolução da comunidade acadêmica em diferentes áreas do conhecimento. “O ranking é uma forma de reconhecer o papel e o impacto das universidades para o bem da sociedade. Além da pesquisa e do ensino, esse ranking também valoriza a extensão, ou seja, o trabalho que as instituições realizam em interação com as comunidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Além de ser referência em Ciências Agrárias, contribuindo para aumentar a disponibilidade de alimentos no mundo, a UFLA avança em outras áreas estratégicas”, considerou.  

Pensamento reforçado pelo diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Medeiros, que destaca a relevância da pesquisa de novos métodos e a capacitação de profissionais para as melhores práticas de produção de alimentos. Enfatiza ainda a evolução da UFLA na área de nutrição e saúde coletiva, não apenas no Brasil, como em projetos internacionais, ajudando países africanos no combate à fome e à desnutrição. “Estamos ampliando o desafio lançado pelo professor Alysson Paulinelli de converter o Brasil de importador de alimentos, ao País que contribui para a segurança alimentar de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo”, pontuou.  

 

Impacto social

 

Chefe do Setor de Projetos e Indicadores, o professor André Pimenta Freire comenta que o THE Impact tem se despontado como um ranking inovador, ao abordar como as universidades contribuem com diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável, conforme definido pela ONU. O professor explica que o direcionamento para a avaliação das universidades considerando o impacto na sociedade e no ambiente é uma tendência mundial, com reflexos em outras avaliações nacionais. Há forte tendência na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o fortalecimento dos critérios de impacto na avaliação dos programas de pós-graduação no quadriênio 2025-2028. 

 

“Ressalta-se o destaque da UFLA entre as universidades mineiras com presença no ranking, dentre somente 25 universidades federais presentes neste ranking. A UFLA manteve posições de destaque em objetivos de desenvolvimento sustentável em áreas tradicionais, como meio ambiente e produção de alimentos. Mas a Universidade também teve destaque em outros objetivos de desenvolvimento sustentável de outras áreas em que a UFLA tem crescido”, considerou.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção