CONGRESSO UNIFICADO 2024

Abertas as inscrições para o Congresso de Iniciação Científica da UFLA (Ciufla)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 03 Julho 2024 13:53 | Última Atualização: Quarta, 03 Julho 2024 14:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

As inscrições para o Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Lavras (Ciufla) iniciaram-se nessa segunda-feira (1º/7) e são gratuitas. O prazo para a submissão de resumos e para as inscrições vai até 23/8. Podem ser submetidos resumos de trabalhos científicos de estudantes de graduação da UFLA. Os bolsistas de iniciação científica na Instituição necessariamente deverão submeter pelo menos um trabalho em que sejam o "primeiro autor", estando o professor/orientador na equipe do trabalho.

Além do resumo, é necessário o envio de um pitch (pequeno vídeo), e ambos serão avaliados. Os trabalhos aprovados terão seus resumos, bem como os links para todos os vídeos, divulgados na biblioteca virtual do evento. As informações completas, normas para submissão e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento. Entre os dias 2 e 13 de setembro, o primeiro autor do trabalho submetido poderá indicar o horário da sessão em que deseja fazer a apresentação, porém, o resultado da avaliação dos trabalhos, com a definição dos aprovados, será divulgado somente em outubro.

O Ciufla ocorre paralelamente ao Congresso de Extensão (Conex), ao Congresso da Pós-Graduação (CPG) e ao Congresso de Ensino (Coens), integrando o Congresso Unificado da UFLA. Em 2024 a programação incluirá palestras norteadas pelo tema "Resiliência Comunitária e Sustentabilidade: O Papel da Ciência no Enfrentamento às Mudanças Climáticas". No câmpus Lavras, as atividades do evento serão de 4/11 a 8/11, e no câmpus Paraíso irão de 6/11 a 7/11.

Ciufla
Em sua 37ª edição, tem como principal objetivo a divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação da Instituição. Será realizado, simultaneamente ao Ciufla, o 32º Seminário de Avaliação do Pibic/CNPq, o 16º Seminário de Avaliação do Pibiti/CNPq e o 25º Seminário de Avaliação do Pibic/Fapemig. No evento, os programas de iniciação científica da Universidade serão avaliados por um Comitê Externo e por um Comitê Interno de docentes e pesquisadores. A organização das atividades é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Em 2023, o Ciufla recebeu a submissão de 1.386 resumos.

Conex
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), o Congresso de Extensão está na 19ª edição e busca fomentar discussões e debates em torno da Extensão Universitária e suas contribuições para a sociedade, destacando os resultados dos projetos de extensão da UFLA. As datas para submissão de trabalhos e inscrição no Conex estão sendo definidas e serão divulgadas em breve.

Coens
O Congresso de Ensino estará em sua primeira edição em 2024 e é organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). As inscrições e submissões de trabalhos para esse evento terão início na próxima segunda-feira (8/7) e vão até 28/8. Outras informações sobre a nova modalidade serão divulgadas em breve.

CPG
O Congresso da Pós-Graduação é organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) em conjunto com os programas de pós-graduação da UFLA (PPGs). O objetivo é reunir e divulgar os resultados das pesquisas realizadas no âmbito dos PPGs. As datas para submissão de trabalhos e inscrição nesta 33ª edição do CPG estão sendo definidas e serão divulgadas em breve.