Gestão de Pessoas

PDP 2025: servidores devem informar necessidades de desenvolvimento até 12 de agosto

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 31 Julho 2024 16:56 | Última Atualização: Terça, 13 Agosto 2024 08:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está elaborando o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) para 2025. Servidores técnico-administrativos e docentes têm até o dia 12 de agosto para informar ao representante operacional de sua unidade, designado pela  Portaria Progepe nº 537, as suas necessidades de desenvolvimento para o próximo ano. O PDP é um requisito legal para a participação em qualquer ação de desenvolvimento no ano de 2025.

Essa é a primeira etapa da elaboração do PDP-UFLA/2025, que será realizada, obrigatoriamente, por meio do Portal Sipec, disponibilizado pela Secretaria de Gestão e Pessoas (SGP/MGI).

Entre as ações que devem ser comunicadas, com implicação ou não de afastamento, são:

1. Participação em curso ou evento de desenvolvimento interno ou externo (desenvolvido pela UFLA ou por terceiros).
  2. Demandas de cursos que possam ser atendidas por meio de ofertas Progepe.
  3. Contratação de inscrição para participação em cursos ou eventos.
  4. Afastamento de curta duração, no país ou no exterior, que se relacionem à participação em oficinas, palestras, seminários, fóruns, congressos, workshops, simpósios, entre outros;
  5. Realização de curso de educação formal (especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado), com ou sem afastamento.
  6. Participação em atividades relacionadas à experiência prática, como aprendizagem em serviço, estágio, intercâmbio, estudo em grupo;
  7. Realização de estudo no exterior;
  8. Participação no Programa de Apoio à Qualificação aos(às) Servidores(as) Técnico-Administrativos(as) da UFLA.
  9. Demais participações previstas em projetos específicos que se relacionem ao desenvolvimento dos(as) servidores(as) técnico-administrativos(as) e docentes.

Ressalta-se que o cadastro da necessidade de desenvolvimento não gera garantia da oferta da ação de desenvolvimento ou da concessão de afastamento, uma vez que as ações indicadas serão revistas pelo Órgão Central do Sipec e que outras condições precisam ser atendidas, conforme normativos relacionados a cada tipo de ação pretendida. Contudo, a previsão no PDP é a primeira condição para o atendimento de qualquer necessidade de desenvolvimento.

Nesta quarta-feira (31/7), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) apresentou as informações gerais e orientações aos representantes operacionais e chefias de unidades do PDP, para o desempenho de suas atribuições relacionadas à elaboração do PDP-UFLA/2025. A ação foi organizada pela Coordenadoria de Capacitação e Avaliação/DDP/DAE/Progepe, com a apresentação do servidor Rômulo Siqueira Santos e Elisângela Abreu Natividade.

Telefone: 35 3829-5152

Arte reduzida05x