certificação técnica

Em parceria com a UFLA, Centro de Referência IFSULDEMINAS realiza primeira cerimônia de certificação técnica

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 08 Agosto 2024 18:13 | Última Atualização: Quarta, 14 Agosto 2024 11:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira (2/8), estudantes do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) receberam sua certificação técnica em uma cerimônia realizada no Anfiteatro da Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O curso faz parte de um convênio pioneiro entre o IFSULDEMINAS, a UFLA e a Prefeitura Municipal de Lavras, e é o primeiro a formar profissionais dentro dessa parceria, que abriu 130 vagas em quatro cursos subsequentes: Administração, Agropecuária, Informática para Internet e Segurança do Trabalho.

Coordenado pelo câmpus Passos do IFSULDEMINAS, o curso de Administração, na modalidade subsequente, teve duração de um ano, enquanto os demais cursos, com previsão de conclusão para o final de 2024, formarão mais de cem novos profissionais. As aulas foram realizadas no Centro de Referência do IFSULDEMINAS, localizado no câmpus da UFLA em Lavras.

A mesa de honra da solenidade contou com a presença do reitor em exercício da UFLA, professor Jackson Antônio Barbosa; pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Luiz Carlos Dias Rocha, diretor-geral do IFSULDEMINAS Câmpus Passos, Juliano de Souza Caliari, coordenador do curso Técnico em Administração, professor Gustavo Clemente Valadares e pela secretária municipal de Educação de Lavras, Maria Helena de Abreu Pereira.

formatura03O Centro de Referência IFSULDEMINAS/UFLA, responsável pela iniciativa, foi viabilizado por uma parceria entre as instituições envolvidas e recebeu um investimento de R$ 760 mil, com recursos provenientes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e da Prefeitura de Lavras.

“Este momento significa muito para nós, pois representa a conclusão da primeira etapa de um projeto inédito de cooperação entre uma universidade, um  institutof federal e o poder público municipal para a oferta de cursos técnicos públicos, gratuitos e de qualidade. Acreditamos que este formato de parceria é profícuo e a comunidade de Lavras e toda a região tem muito a colher com a continuidade desta parceria. Agradecemos a todos que contribuíram para este momento e desejamos aos alunos muito sucesso na continuidade da caminhada”, declarou o coordenador do curso e do Centro de Referência, professor Gustavo Valadares.

O vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, enfatizou a importância da parceria, a disponibilidade para sua manutenção e expansão e a perseverança dos estudantes que concluíram o curso com êxito. Em sua fala, considerou aos formandos as possibilidades que a UFLA oferece para que continuem a trajetória acadêmica, desejando que o conhecimento seja um diferencial transformador em suas experiências profissionais.

Clique e confira o álbum completo da cerimônia