Fundação de Apoio

Fundecc é recredenciada na Fapemig no mais alto nível de tipificação e inicia atendimento na PRPI

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 12 Agosto 2024 15:10 | Última Atualização: Quarta, 14 Agosto 2024 10:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), entidade de apoio à Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi recredenciada na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no nível II de tipificação, para atuar na gestão dos projetos da Universidade. O novo credenciamento segue a Portaria Fapemig 21/2024, que trata de nova tipificação para o cadastramento das fundações de apoio.

Além do recredenciamento, a Fundecc terá um novo espaço para o atendimento à comunidade universitária, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), todas as terças-feiras, das 14h às 17h, com início nesta semana (13/8). O objetivo é atender os coordenadores de projetos da Fapemig de forma mais personalizada, por meio de atendimento mais próximo e com a possibilidade de agendamento. Atualmente, são 273 projetos ativos da Universidade com o apoio da Fapemig e gestão da Fundecc.

Para a diretora-executiva da Fundecc, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, a conquista do nível II, atualmente o maior nível de cadastramento da Fapemig, habilita a Fundecc para realizar a gestão administrativa e financeiramente de projetos com despesas de custeio e de capital, tanto nacionais quanto internacionais, incluindo bolsas e importações. O recredenciamento tem a validade de quatro anos.

“A diretoria da Fundecc está comprometida em elevar o padrão dos serviços prestados e em fortalecer sua parceria com a UFLA, contribuindo para o avanço do desenvolvimento da ciência e da inovação, além de reforçar o seu papel fundamental de apoio às ações da Universidade ”, considerou.

Criada com a finalidade de dar apoio a projetos de pesquisa, ensino e extensão, projetos de desenvolvimento institucional, científico, tecnológico e projetos de estímulo à inovação, as fundações são responsáveis pelo processo de gerenciamento de questões administrativas das modalidades de apoio concedidas pela Fapemig. Como gestoras dos projetos, são responsáveis por atividades como aquisição de equipamentos, incluindo importação; pagamento de diárias; compra de passagens; contratação de bolsistas, entre outras.

Sobre a Fundecc

A Fundecc é uma fundação privada de apoio à UFLA que atua, desde 2006, para fomentar as atividades da Universidade e trazer a integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade por meio do investimento em ciência, tecnologia e inovação. São finalidades básicas da Fundecc apoiar o desenvolvimento de projetos de interesse da UFLA ou de outras instituições científicas, tecnológicas, culturais e de inovação, além da promoção de atividades de relevância pública e social, como também da atividade privada, mediante assessoramento à elaboração de projetos e gestão financeira para a consecução de suas finalidades estatutárias.