Ir direto para menu de acessibilidade.
Homenagem

UFLA recebe homenagem da Epamig em cerimônia que marcou seus 50 anos de existência

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 13 Agosto 2024 17:31 | Última Atualização: Quinta, 15 Agosto 2024 14:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) compartilham uma história marcada por conquistas e colaboração mútua que transcende décadas. Essa parceria, fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico no campo agropecuário, foi reconhecida na cerimônia que celebrou os 50 anos da Epamig, realizada em sua sede, em Belo Horizonte, no dia 7 de agosto. A homenagem foi entregue pela presidente da Epamig, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, ao vice-reitor da UFLA, professor Jackson Antonio Barbosa.

“A homenagem à UFLA simboliza não apenas a valorização do passado, de uma trajetória de parcerias profícuas, mas também o fortalecimento de laços que continuam a impulsionar o futuro da pesquisa e inovação. A UFLA e a Epamig têm desenvolvido ao longo dos anos uma colaboração que une suas expertises em diferentes áreas da pesquisa agropecuária,  potencializando seus impactos na sociedade”, considerou o professor Jackson. 

Durante a cerimônia, também foi prestada uma homenagem póstuma ao ex-ministro Alysson Paolinelli, ex-diretor da ESAL, hoje UFLA, visionário por trás do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), que mais tarde levaria à criação da Epamig. 

homenagem EpamigA presidente destacou a importância das parcerias ao longo da trajetória da instituição. “Agradeço a cada um dos colaboradores e ex-colaboradores desta casa, aqui representados pelos colegas homenageados. Agradeço aos meus colegas de diretoria, aos parceiros de todos as horas Seapa, Emater-MG, IMA, Fapemig, universidades. Há pouco mais de um mês, conseguimos, com o apoio e o empenho da Assembleia Legislativa e do Governo de Minas, a garantia de recursos do orçamento estadual para as pesquisas da Epamig, o que representa uma mudança de patamar para nossa Empresa”, enfatizou.

Sobre a Epamig e a parceria com a UFLA

Constituída como empresa pública pela Lei nº 6.310, de 8 de maio de 1974, é reconhecida pelas atividades de pesquisa agropecuária no Estado. Além da sede em Belo Horizonte, possui dois institutos de ensino e cinco unidades regionais, entre elas, a Unidade Regional Epamig Sul, localizada no câmpus da UFLA. 

A infraestrutura da Epamig Sul inclui prédios com salas de pesquisadores, laboratórios especializados e uma área conhecida como subestação, onde se localiza o Campo Experimental de Lavras (Cela), estabelecido em 1993 como fazenda experimental. Esse campo é especialmente importante para pesquisas em grãos, como arroz e trigo. Além disso, a unidade abriga o EcoCentro – Centro de Manejo Ecológico de Pragas e Doenças de Plantas, criado em 2000 com apoio do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D), que apoia estudos voltados à sustentabilidade agrícola. Além disso, mantém pesquisas conjuntas nos campos e fazendas experimentais da Universidade, como o Programa mais Arroz e o Programa de Melhoramento Genético do café, com o lançamento de cultivares conjuntamente. 

Os pesquisadores e a equipe técnica da Unidade desempenham um papel fundamental na qualificação de estudantes da UFLA, contribuindo significativamente para sua formação profissional. A unidade oferece bolsas de estudo aos estudantes, chegando a 420 beneficiados nos últimos 10 anos, demonstrando um compromisso contínuo com o desenvolvimento de futuros pesquisadores e profissionais do setor agropecuário. Esses esforços de orientação reforçam a sinergia entre a Epamig e a UFLA, beneficiando tanto o progresso acadêmico quanto a aplicação prática de tecnologias no campo.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção