UFLA sediará etapa regional do Fórum Técnico pela Ciência na Semana de Ciência, Cultura e Arte
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará uma das etapas do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência – Por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável, iniciativa que faz parte da construção do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Representando a região Sul, o evento na UFLA ocorrerá no dia 2 de setembro, das 8h às 18h, no auditório do Prédio das Pró-Reitorias, como parte da programação da Semana de Ciência, Cultura e Arte, que marca os 116 anos da Instituição.
O lançamento oficial aconteceu na sede da ALMG no dia 12 de agosto, contando com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA, professor Luiz Roberto Batista.
As inscrições para o evento na UFLA são gratuitas e estão abertas ao público geral. Os interessados podem se inscrever até as 15 horas do dia 30 de agosto, por meio da página do evento no Portal da ALMG, ou presencialmente no local, no dia do encontro. Clique no link abaixo para isncrição (final do texto).
A programação inclui a apresentação de duas palestras, com o diretor de Inovação e Tecnologia da UFLA, professor Paulo Henrique Leme, que também coordena o Polo Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura Digital; e com o reitor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Sandro Amadeu Cerqueira.
Sobre o Fórum
Serão realizados sete encontros regionais em todo o Estado, com o objetivo de coletar contribuições para a formulação do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. Após as etapas regionais do Fórum Técnico, um encontro final ocorrerá em Belo Horizonte, de 25 a 27 de novembro, onde um documento consolidado com as propostas será discutido e aprimorado.
As discussões e a elaboração das propostas giram em torno de quatro eixos principais: a Estrutura da Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado; o Desenvolvimento Social e a Qualidade de Vida; a Relação entre Natureza e Sociedade; e o Conceito de Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Criativas.
Além dos encontros presenciais, a sociedade poderá contribuir através de uma consulta pública, que estará disponível a partir de 23 de agosto, no site da ALMG.
Crédito das fotos: ALMG