Parque Tecnológico

Parque Tecnológico IpêTech: Câmpus Paraíso tem ecossistema de inovação reconhecido e recebe nova denominação

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Terça, 20 Agosto 2024 14:24 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2024 09:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em São Sebastião do Paraíso conquistou o reconhecimento pelo ecossistema de inovação e passa a receber mais uma denominação: Parque Tecnológico dos Ipês (IpêTech). Com essa iniciativa, a UFLA agora conta com dois parques tecnológicos, sediados no câmpus Lavras e Paraíso, complementares e sinérgicos, fortalecendo ainda mais a cultura de inovação na Universidade.

A transformação desse câmpus em um parque tecnológico foi formalmente aprovada no primeiro semestre de 2024, conforme a Resolução CUNI Nº 021 e, nos últimos meses, foram organizados os processos internos para a sua institucionalização. Com o status de parque tecnológico, será possível atrair empresas, promover novas parcerias e desenvolver projetos colaborativos que deverão impactar a região.

O nome IpêTech foi escolhido como uma homenagem à conexão cultural entre São Sebastião do Paraíso e Lavras, cidades que compartilham o vínculo com a árvore símbolo da região, o ipê. Desde 1968, São Sebastião do Paraíso é conhecida como a "cidade dos ipês", enquanto Lavras é reconhecida pelo lema "Terra dos ipês e das escolas". O nome do parque simboliza essa união, destacando a integração entre o câmpus de Lavras e o de Paraíso.

A mudança está alinhada com o perfil pedagógico que está sendo construído no Câmpus Paraíso, tendo sido planejada uma trajetória formativa em que o estudante tem a oportunidade de desenvolver uma forte cultura de inovação. O Câmpus Paraíso é representado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICTIN, que oferece atualmente o ingresso para o Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), como formação de primeiro ciclo, e três opções de segundo ciclo com os bacharelados em Engenharia de Produção, engenharia de Software e Engenharia Elétrica.

Integrado à Diretoria de Parques Tecnológicos da UFLA, o IpêTech é gerido pelo Núcleo de Inovação e Tecnologia do Câmpus Paraíso (Nitessp) que está sob a coordenação do professor Leonilson Kiyoshi Sato de Herval.

“A criação do parque tecnológico foi motivada pelo desejo de fomentar um ecossistema de inovação e empreendedorismo. O parque tem como objetivo oferecer uma infraestrutura moderna para apoiar a geração de ideias e fortalecer a conexão entre a Universidade e o mercado, estimulando o crescimento econômico e tecnológico da região. O IpêTech será o ponto de intersecção entre a academia e o setor empresarial”, afirma o coordenador do projeto do IpêTech, professor Leonilson.

Para o diretor de Parques Tecnológicos da UFLA, professor Antonio Chalfun Junior, a criação do IpêTech  é inovadora ao utilizar a infraestrutura existente da Universidade.

“O IpêTech em São Sebastião aproveitará laboratórios e espaços já disponíveis, facilitando a integração com empresas e promovendo parcerias através de acordos legais. Esse modelo permitirá que pesquisadores e alunos se beneficiem de um ambiente de inovação sem a necessidade de duplicação de recursos, potencializando a interação com o parque de Lavras. Esse formato não só melhora o ecossistema de inovação, mas também fortalece a marca da UFLA como uma universidade inovadora, expandindo sua influência em uma região promissora para desenvolvimento tecnológico e agroindustrial,” comenta o professor Chalfun Junior.

O planejamento para que o IpêTech cresça como um ambiente impulsionador da inovação inclui a criação de programas de aceleração, pré-incubação e consolidação de uma estrutura física para incubação de empresas. Além disso, já está em andamento um projeto piloto para implementação de um sistema de inovação aberta para prefeituras e empresas.