EAD

UFLA realiza encontro presencial do curso de Pedagogia a distância

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 26 Agosto 2024 17:46 | Última Atualização: Quarta, 28 Agosto 2024 11:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, no último sábado (24/8), um encontro com os estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da modalidade a distância. O evento, promovido pela Diretoria de Educação Aberta e a Distância (Dead/Prograd), ocorreu no Salão de Convenções da UFLA.

Participaram integrantes das turmas de 2023, provenientes dos polos de Lavras, Campo Belo, Itaguara e São Sebastião do Paraíso, e das turmas de 2024, dos polos de Lavras, São João Del Rei, Passos, Cambuí e Formiga. Aproximadamente 120 estudantes estiveram presentes.

A iniciativa proporcionou aos discentes uma experiência presencial no câmpus da UFLA. “Um dos principais objetivos é fazer com que todo estudante da UFLA conheça a instituição”, destacou Alexandre José de Carvalho Silva, técnico-administrativo do setor de Recursos Educacionais.

"Os encontros presenciais geralmente ocorrem no início do curso, durante o período de acolhimento, para que conheçam a instituição, e posteriormente, na apresentação dos trabalhos finais de conclusão de curso. Contudo, durante esse período, mensalmente, mantemos essa proximidade com os estudantes; os tutores e professores se deslocam até os polos para realizar as atividades formativas. Além disso, também incluímos nesse evento os estudantes da modalidade presencial, a fim de promover interação, algo que consideramos importante, pois trata-se de um curso único, ofertado tanto presencialmente quanto a distância”, explica a coordenadora do curso de Pedagogia a distância, professora Giovanna Cabral.

A programação do encontro incluiu uma palestra de abertura proferida pelo professor Vanderlei Barbosa (DPE/UFLA), abordando o tema "O papel da literatura na formação de professores". Após a palestra, houve apresentações dos professores e tutores presentes, uma visita guiada à Biblioteca da UFLA, um tour de ônibus pelos campi histórico e novo, além de uma roda de conversa entre os estudantes e o Diretório Acadêmico. O evento também contou com reuniões administrativas entre coordenadores de polos, tutores e professores, visita à Brinquedoteca  Universitária e mesa-redonda sobre extensão.

"É importante reforçar a relevância da educação a distância como uma modalidade que possibilita a interiorização. A UFLA consegue estabelecer um diálogo com os polos e com o interior de Minas Gerais. Temos o curso presencial, mas ele atende preponderantemente à região de Lavras. Com a educação a distância, é possível atender não só Lavras, onde temos um polo, mas também São Sebastião do Paraíso, onde há outro câmpus, e vários outros municípios, possibilitando, de fato, essa democratização do acesso e a interiorização. A educação a distância é essencial para o trabalho que vem sendo desenvolvido na UFLA”, destaca Braian Garrito Veloso, coordenador adjunto do curso de Pedagogia a distância.

Galeria.

Assunto(s): Pedagogia , EaD