Agenda do Reitor

Reitor da UFLA participa de agenda externa para apresentação de projetos, busca de recursos e representação institucional

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 27 Agosto 2024 14:05 | Última Atualização: Sexta, 30 Agosto 2024 11:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com agenda externa de 20 a 23/8, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, participou de reuniões para viabilizar recursos e soluções para os câmpus de Lavras e de São Sebastião do Paraíso. Em Brasília, nos dias 21 e 22, participou da 174ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e de uma agenda complementar no Ministério da Educação, na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e na Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Na sexta-feira (23/8), a agenda foi em Belo Horizonte, para cerimônia de homenagem ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. A cerimônia foi promovida pelo Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) e pela  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Durante o evento, foi destacada a importância das emendas parlamentares destinadas em 2023 por Rodrigo Pacheco, fundamentais para a manutenção e modernização das universidades federais em Minas Gerais, mas que foram incluídas no contingenciamento. A cerimônia, realizada no Conservatório da UFMG, contou com a presença de outras autoridades acadêmicas e políticas, reforçando a relevância do apoio ao desenvolvimento da educação de qualidade no País.

Reuniões em Brasília

Na Andifes, a mesa central teve como tema as políticas de promoção da igualdade étnica, e a atuação das comissões de heteroidentificação das universidades federais. Entre outras pautas, a situação orçamentária das instituições com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e a Estruturação do Fundo Patrimonial dos Museus Brasileiros (FPMB) e a estruturação dos museus universitários.

Novo modelo educacional

No MEC, o professor Scolforo se reuniu com Adilson Santana de Carvalho, secretário substituto da Secretaria de Ensino Superior (Sesu), para apresentar um projeto de modernização do modelo de ensino superior, sobretudo para o período noturno, com ênfase na atração e permanência dos estudantes. A ideia é ganhar o apoio para a proposição de cursos com uma abordagem inovadora, que sejam capazes de capacitar os profissionais para as demandas da região e do País e que tragam verdadeiro impacto na transformação social das pessoas. “O modelo educacional precisa ser reformulado e a UFLA pode ser protagonista nesta questão, servindo de modelo para a transformação”, considerou.

Situação orçamentária

O déficit orçamentário da UFLA, preocupação que tem sido primordial na agenda interna e externa do reitor, também foi tema de reunião com Aldous Pereira Albuquerque, coordenador-geral de Planejamento e Orçamento. Na oportunidade, Scolforo reforçou as necessidades mais urgentes e apresentou os projetos que estão sendo idealizados para o próximo ano, os quais demandam uma situação orçamentária equilibrada para garantir os avanços que a Instituição é capaz de alcançar.

Hospital Universitário

O reitor participou de uma reunião na Ebserh, com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento e na formalização do contrato de gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). Durante a reunião, foram discutidas as áreas de atuação do hospital, o cronograma das obras e o financiamento necessário para o funcionamento do HU-UFLA, que será voltado ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quando estiver em operação.

Cooperação internacional

O reitor também participou de uma reunião na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com o coordenador-geral de Cooperação Técnica - África, Ásia e Oceania, Nelci Peres Caixeta, quando foram discutidos os projetos da UFLA em andamento e a possibilidade de expansão. A Universidade, reconhecida como referência em agregação de valor aos produtos do agronegócio, busca ampliar e aprimorar essas iniciativas, fortalecendo ainda mais sua atuação internacional nesses continentes.