UFLA 116 anos

Culto ecumênico, hasteamento das bandeiras e plantio de ipês marcam a abertura da Semana de Ciência, Cultura e Arte

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 03 Setembro 2024 18:15 | Última Atualização: Terça, 03 Setembro 2024 18:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Semana de Ciência, Cultura e Arte, que marca os 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi oficialmente aberta na manhã da sexta-feira (30/8). Na programação, houve apresentação musical, pronunciamento do reitor, culto ecumênico em ação de graças, hasteamento das bandeiras e plantio de árvores.

Sob a regência do maestro Daniel Paes de Barros, a solenidade contou com uma apresentação musical com parte dos integrantes dos corais da UFLA - Coral Vozes do Campus, Grupo Canto das Nascentes, Coral Infantil da UFLA e Grupo Vozes do Entardecer, além de crianças participantes do projeto “Musiquês”, do Colégio de Aplicação – Núcleo de Educação Infantil - Nedi/UFLA. Eles apresentaram, principalmente, obras inspiradas na música dos povos africanos e indígenas. As apresentações foram realizadas ao longo de toda a cerimônia, no anfiteatro do Prédio das Pró-Reitorias, com a presença da comunidade universitária, familiares e amigos.

A cerimônia teve início com o pronunciamento do reitor, professor José Roberto Scolforo, que destacou a importância da história da instituição para inspirar as novas gerações que fazem parte da comunidade universitária da UFLA. Apesar de pontuar as dificulabertura 3dades enfrentadas para equilibrar o orçamento da Universidade, a mensagem foi de esperança. “A UFLA como é conhecida hoje é fruto de uma construção coletiva. Uma universidade pública e gratuita é o maior patrimônio de um país. E o conhecimento deve ser o mais democrático possível, para chegar a todos, indistintamente. Convidamos a todos a se engajar nesse novo ciclo, para gerar muitas oportunidades e para que a evolução seja sentida por todos, transformando muitos sonhos em realidade”, considerou.

A cerimônia de Ação de Graças reuniu representações de diversas tradições religiosas: Taís Neves, que representou a doutrina espírita de Alan Kardec; o pastor Erlandi de Souza, da Primeira Igreja Batista de Lavras; Marcelo Zacaroni, da Associação Xamânica Conexão com Deus; o padre Renato Kuhnen, da Igreja Matriz de Santana; e Jorge Luiz Batista, cuidador da Casa Abassa Cajamugunssu. Todas as representações destacaram o tema renovação e trouxeram mensagens de gratidão, reflexão e bênçãos para o novo cabertura religiãoiclo.

Após o encerramento da celebração ecumênica, deu-se início ao tradicional Hasteamento do Pavilhão Nacional. O ato solene foi conduzido pelo reitor da UFLA, professor Scolforo, acompanhado do professor Giovanni Rabelo (EENG/UFLA), do técnico administrativo Reginaldo Ferreira e do estudante de Pedagogia Octávio Alexandre de Souza. Sob os acordes da Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, regida pelo subtenente Ivan Saulo Leite dos Santos, foram hasteadas as bandeiras do Brasil, de Minas Gerais, de Lavras e da UFLA.

Durante a solenidade, também foi lançado o projeto “Plantando o Futuro”, que integra uma nova fase do Plano Ambiental da Universidade. O projeto tem como objetivo promover a revitalização arbórea do câmpus, com o plantio de mudas de ipês branco, amarelo e rosa em diferentes áreas. O primeiro plantio simbólico aconteceu nas proximidades dos prédios da Reitoria, Pró-Reitorias e Administrativo, contando com a participação de servidores de diversos setores. Ao longo da Semana de Ciência, Cultura e Arte, novos plantios estão programados para diferentes locais do câmpus.

Clique na imagem abaixo e confira as fotos deste dia especial. Fotos Sérgio Augusto Silva e Cibele Aguiar

abertura 2