INOVAÇÃO

Diretoria de Inovação da UFLA estimula candidaturas ao Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 09 Setembro 2024 12:43 | Última Atualização: Segunda, 09 Setembro 2024 12:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A baixa umidade do ar, vivenciada atualmente no estado de Minas Gerais, está associada ao inverno, estação naturalmente mais seca. No entanto, neste ano, o clima seco está mais acentuado devido aos efeitos do El Niño, que provoca o aquecimento das águas do Pacífico na região equatorial, além do impacto do aquecimento global.

O professor Gilberto Coelho, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EENG/UFLA), explica a relação do tempo seco com o que estamos vivendo em Lavras e a crise climática global: “Atualmente, existe um bloqueio atmosférico atuando sobre grande parte do Brasil, mas principalmente sobre o Sudeste. Este bloqueio gera uma região de alta pressão atmosférica, que por sua vez impede a chegada de frentes frias e sistemas frontais. Esta configuração aumenta as temperaturas, reduz a umidade relativa da atmosfera e reduz a possibilidade de chuvas. As previsões do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) ou Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, revelam que eventos extremos serão cada vez mais comuns, gerando chuvas intensas e ondas de calor. Essas ondas de calor, por exemplo, geraram um El Niño muito intenso no período 2023-2024, que se tornou responsável por provocar a seca que assola praticamente todo o País.”

Neste cenário, inovações que promovam a sustentabilidade se tornam cada vez mais necessárias para mitigar esses impactos da crise climática. A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG ) publicou o edital do Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação, com o  objetivo de apoiar o desenvolvimento de propostas de soluções inovadoras, de impacto socioambiental, com potencial para prever, evitar ou minimizar as causas ou efeitos das mudanças climáticas no Estado de Minas Gerais.

As propostas de soluções inovadores podem estar relacionadas ao meio ambiente, segurança hídrica, agricultura sustentável, energia limpa e eficiência energética, monitoramento, alerta e resiliência, inclusão produtiva e geração de renda, e direito à saúde e à alimentação adequada.

Cada proposta de solução selecionada terá direito a um prêmio no valor de 60 mil reais e a participação em programa de aceleração promovido pelo Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). Na avaliação das propostas serão considerados o potencial de impacto social e/ou ambiental; a viabilidade e sustentabilidade; a inovação e escalabilidade; a equipe.

É possível realizar a inscrição até 17/10, no Portal da Assembleia, como pessoa jurídica ou como pessoa física. Contudo, antes de finalizar o programa de aceleração, o proponente pessoa física deverá criar sua empresa para poder receber todos os benefícios previstos.

A Diretoria de Inovação e Tecnologia da UFLA (Dintec) incentiva os interessados a se candidatarem ao Prêmio Assembleia de Incentivo à Inovação – Crise Climática. A Dintec, situada no segundo andar do Prédio do Setor de Cafeicultura, está à disposição para auxiliar os interessados no envio de propostas. O contato também pode ser feito pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (35) 3829-4507.