116 anos

Jubileu de Ouro e de Prata e Jantar de ex-alunos encerram as comemorações de aniversário da UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 09 Setembro 2024 16:54 | Última Atualização: Segunda, 09 Setembro 2024 17:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

A última sexta-feira (6/9) foi marcada por atividades que encerraram as comemorações do aniversário de 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). No período da tarde, as turmas formadas em 1999 (25 anos) e 1974 (50 anos) participaram do Jubileu de Prata e Ouro, com entrega de certificados e homenagens aos ex-alunos. À noite, ocorreu o tradicional jantar celebrativo, realizado no Centro de Eventos da Instituição.

Durante a solenidade, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, parabenizou os egressos e expressou sua alegria em ver familiares e amigos reunidos com os ex-alunos para comemorar esse momento tão importante. Ele compartilhou com os presentes as mudanças ocorridas desde a transformação da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em UFLA, destacando a pluralidade, tanto nas diferentes ofertas de cursos, que agora abrangem também licenciaturas e outras áreas, quanto na diversidade de pessoas, com uma universidade que dialoga com indivíduos de diferentes raças e localidades. Ele enfatizou que essas mudanças são fundamentais para o crescimento da UFLA e para consolidar uma nova identidade, mas é importante valorizar  a origem da UFLA nas ciências agrárias, bem como o reconhecimento de sua excelência

Hoje docente do Instituto de Ciências Naturais da UFLA, Luiz Edson Mota de Oliveira celebrou seus 50 anos de formatura e demonstrou seu orgulho pela Universidade. “A oportunidade de me formar na UFLA foi única, pois, sem essa chance, eu acho que não teria como concluir um curso superior. Meu amor pela UFLA se deve, primeiramente, à minha vocação. Depois que entrei na Agronomia, percebi que dentro dessa área eu poderia realizar meu sonho de ser professor, e amo estar aqui. Tanto que, durante a cerimônia, eu disse que não é para me obrigarem a me aposentar antes de completar 50 anos de docência aqui na UFLA, o que será no próximo ano. Até lá, estarei aqui, com certeza, dando aula, que é algo que amo.”

Luiz Edson completa: “Estar aqui hoje é muito importante, tanto por reencontrar colegas e amigos quanto por ver aqueles que estão completando 25 anos de formados, pois muitos deles foram meus alunos de graduação. Isso é extremamente gratificante. Até brinquei com eles que, daqui a 25 anos, eles completarão 50 anos de formados, e a nossa turma terá 75 anos de formada. Eu disse para eles não se assustarem, porque, naquela ocasião, estarei com 98 anos e presente para celebrar mais uma data importante”.

A turma formada em 1999 foi a última a ingressar como ESAL, mas se formou já como UFLA. Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo, natural de Lavras e hoje docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), destacou a importância da Universidade em sua formação. “Estou muito emocionada de estar aqui, principalmente por rever meus colegas. Há toda uma história por trás, toda a nossa vida profissional foi semeada aqui, e os frutos que colhemos hoje são dessa época. Apesar de vir de uma família com poucos recursos financeiros e enfrentar muitas dificuldades de acesso à Universidade, completar 25 anos de formada é uma vitória para mim e toda minha família.”

No período da noite, essas e outras turmas se encontram no jantar comemorativo, para dar continuidade às homenagens. O jantar é uma realização da Associação de ex-alunos da UFLA.

Confira as fotos:

Jubileu de Ouro e de Prata