Formatura 2024/1: diversidade e inclusão no momento mais especial da Universidade - Confira as galerias de fotos
"Nossas histórias! Dias de luta, dias de glória!" Com alusão à letra da banda Charlie Brown Jr., toda formatura exalta a capacidade humana de superar desafios, e revela uma mistura de resiliência e otimismo. E, cada vez mais, esse momento demonstra a diversidade e inclusão no ensino superior público e gratuito.
Em quatro cerimônias de colação de grau realizadas nesta quarta e quinta-feira (18 e 19/9), formandos, familiares e amigos celebraram um dos momentos mais marcantes da trajetória acadêmica. Mais de 650 novos profissionais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) agora se preparam para trilhar suas carreiras, alcançar objetivos e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Os discursos, permeados por agradecimentos e reconhecimento à Universidade, destacaram o desejo de que os formados sigam suas jornadas com ética, solidariedade e realização pessoal.
As cerimônias foram realizadas no Centro de Eventos, com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo; vice-reitor, professor Jackson Antonio Barbosa; diretores das unidades acadêmicas, coordenadores de cursos, servidores homenageados, pró-reitores e demais membros da direção executiva da Universidade. As cerimônias foram marcadas por homenagens, juramentos, a entrega dos certificados de mérito acadêmico e a entrega simbólica dos diplomas.
Presente em todas as cerimônias, o reitor ressaltou a formatura como o momento mais significativo, pois a formação dos estudantes é a essência da Universidade. Em suas falas, reconheceu o papel indispensável dos familiares, agradecendo aos pais pela confiança depositada na UFLA para a formação de seus filhos. Aos formandos, reforçou a importância de levarem para a vida os princípios contidos no juramento de curso, um compromisso de responsabilidade assumido durante a colação de grau, destacando valores como ética, empatia, respeito e solidariedade, com todas as pessoas, sem distinções de raça ou classe social.
“Nós estamos retribuindo para a sociedade profissionais muito qualificados. É importante que cada formando leve os preceitos do juramento para toda a vida e sejam embaixadores da UFLA pelo mundo, pela excelência profissional, mas também pelo exemplo como pessoas de valor. Parabenizo a todos e desejo que sejam muito felizes em seus trajetórias”, pontuou o reitor.
Perfil do egresso
Um aspecto que se destaca nas colações de grau nos últimos anos é a diversidade crescente entre os egressos, reflexo da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), que tem ampliado o acesso ao ensino superior e transformado o perfil dos formandos.
Ao analisar esse perfil, é possível verificar que as formandas representam 53% dos egressos, 21% são do período noturno, 42% ingressaram na Universidade por meio de cotas com trajetória em escolas públicas e 30% são autodeclarados pardos ou negros. Além disso, a grande maioria tem menos de 30 anos e entrou por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSu).
A distribuição geográfica também enfatiza a diversidade, já que o local de nascimento dos egressos aponta para 194 municípios distintos, revelando um papel importante no desenvolvimento regional. Com concentração em Minas Gerais e São Paulo, há também representantes de todas as regiões do País. Os diplomados 2024/1 são em sua maioria da cidade de Lavras (21%), seguido de Belo Horizonte, São Paulo, Divinópolis, Campo Belo, São João del Rey, Três Pontas e Varginha.
Clique nos links abaixo e confira os álbuns de fotos de cada cerimônia
Confira a cobertura das formaturas em nossas redes sociais: no Instagram e Facebook (@uflabr) confira os heels e stories, que também estarão disponíveis no ícone Destaques
Ainda nesta sexta-feira, será publicado o Rebobina Aí! especial de formatura