DGTI orienta sobre a utilização da rede wi-fi Eduroam para acesso à Internet no câmpus Lavras

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 23 Setembro 2024 14:41 | Última Atualização: Segunda, 23 Setembro 2024 18:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para garantir acesso fácil e seguro à internet na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) informa à comunidade acadêmica que há, no câmpus Lavras, desde 2017, a rede wi-fi Eduroam, alternativa que funciona simultaneamente à rede UFLA+.

A Eduroam (education roaming) é uma rede global que permite que estudantes, pesquisadores, técnicos administrativos e professores se conectem à internet na UFLA e nas demais instituições afiliadas, usando suas credenciais de login domésticas. Isso significa que, tanto no câmpus Lavras ou ao visitar outras universidades ou instituições, é possível conectar-se automaticamente à internet sem precisar se preocupar com configurações complicadas ou segurança.

Para se conectar, basta configurar a Eduroam seguindo o tutorial desenvolvido pela DGTI/SGV. Após a primeira configuração, o aparelho estará automaticamente conectado à rede em qualquer instituição afiliada em mais de cem países. O Brasil possui a maior rede Eduroam, com mais de 3,8 mil pontos de acesso e mais de 170 instituições conectadas. Além das instituições de ensino e pesquisa brasileiras, a rede Eduroam também conecta ambientes públicos com grande circulação de pessoas, como pontos de ônibus e metrô, aeroportos, shoppings, arenas esportivas, parques, restaurantes e cafeterias.

Consulte os pontos de acesso espalhados pelo mundo

A conexão é segura e criptografada, protegendo os dados pessoais dos usuários contra hackers e ameaças cibernéticas. O acesso também ocorre sem complicações, como solicitação de credenciais temporárias ou processos de autenticação complicados quando se visita outras instituições.

A implantação da rede Eduroam no câmpus Paraíso está em fase de planejamento para operacionalização em 2025.

UFLA+

A UFLA também dispõe da rede wifi UFLA+, para a qual a DGTI disponibiliza um tutorial para resolução do problema de conexão que é mais frequente nessa rede. Acesse o tutorial.