Estudantes ingressantes 2024/2 chegam à UFLA nesta semana: confira as boas-vindas em cerimônia da recepção unificada
Nesta semana, de 23 a 27/9, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe os novos estudantes que iniciam a jornada no ensino superior, turmas 2024/2. Além da programação de recepção de calouros realizada pelas unidades acadêmicas, na segunda-feira (23/9), os estudantes ingressantes receberam as boas-vindas do reitor, professor José Roberto Scolforo, do vice-reitor, professor Jackson Antônio Barbosa, além dos pró-reitores, em um encontro realizado no Salão de Eventos da Universidade. A mensagem principal do encontro foi dar as boas-vindas a todos os novos integrantes da comunidade universitária, reforçando a importância dos estudantes para a Instituição.
“Existem dois momentos muito especiais na Universidade: a chegada dos estudantes que ingressam para os diferentes cursos, e a formatura, que é o fechamento desse ciclo. Nesses dois casos, faço questão de estar presente para uma fala de acolhimento e de agradecimento por terem escolhido a UFLA para a formação”, destacou o reitor, professor Scolforo. Em sua fala, caminhando entre os estudantes, enfatizou que devem abraçar a oportunidade de estarem em uma instituição pública e de qualidade, e que esse período marcará o futuro profissional e ficará para sempre na memória, devendo ser motivo de orgulho e de determinação.
A pró-reitora de Graduação (Prograd), professora Míriam Monteiro Graciano, e o pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), Rossano Botelho, destacaram os esforços institucionais para facilitar o ingresso e a permanência de todos os estudantes, indicando políticas e programas de apoio oferecidos. Também estavam presentes os pró-reitores de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), professor Carlos Eduardo Silva Volpato; de Pós-Graduação (PRPG), professor Adriano Teodoro Bruzi; de Planejamento e gestão (Proplag), pró-reitor em exercício, Tomás Dias Santana e, de Infraestrutura e Logística (Proinfra), Eliziane Denize de Castro Penha.
Na programação do encontro, houve a fala de boas-vindas do Diretório Central dos Estudantes (DCE), com a participação dos membros da atual gestão, que destacaram a importância da representação estudantil, da defesa da educação e da universidade pública. O presidente do Conselho de Repúblicas de Lavras, Enrico Sanches, também fez uma fala de acolhimento aos estudantes ingressantes, indicando o apoio do Conselho para a adaptação na Universidade e na cidade, bem como das ações de confraternização e de solidariedade que são realizadas.
Na oportunidade, a equipe esportiva de cheerleading da UFLA, UFLA Cheer, fez uma apresentação aos participantes com o convite para adesão ao grupo, com destaque para a conquista da primeira colocação no Campeonato Mineiro de Cheerleading, realizado em Belo Horizonte, no último final de semana (21 e 22/9).
A caloura de Direito Ianca de Souza Santos comentou da expectativa com o curso e a mudança. “Eu espero passar bem por este período de adaptação, já que venho de São Paulo e estarei longe de casa e dos meus pais, e também espero aprender a me locomover no câmpus, que é bem grande”, comentou. Tarsila Dias Botelho veio de Santa Rita do Sapucaí e também está com grandes expectativas para o curso de Direito e da nova fase da vida. Ela conta que conheceu a UFLA por intermédio de uma amiga, que indicou o Processo de Avaliação Seriada (PAS) e, na ocasião das provas, conheceu e se encantou pelo câmpus da Universidade.
Proibição do Trote
Para finalizar, os ingressantes receberam informações e foram recomendados à leitura atenta da Resolução do Conselho Universitário nº 020, de 29 de abril de 2015, que proíbe a prática de trote na UFLA. A Legislação sobre o Trote está disponível no site da Prograd, no menu Legislação (prograd.ufla.br/legislação). A resolução deixa claro que não é permitido qualquer tipo de ato estudantil que cause a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento, dentro e fora do espaço físico da Universidade, com previsão de penalidades. Também foram informados sobre o serviço de Disk-trote, disponível para denúncias dentro ou fora do câmpus pelo telefone 3829-1154 ou pelos ramais 1154 e 333 (a partir de telefones da rede institucional). Além desse canal, também é possível fazer a denúncia por escrito, diretamente à Prograd.
No Câmpus Paraíso, a recepção de calouros será em nova data, reagendada para o acolhimento dos estudantes que estão em processo de matrícula.
Todo o evento foi interpretado em Libras pela equipe do Núcleo de Acessibilidade da UFLA.
Clique neste link para abrir o álbum de fotos