RESPONSABILIDADE AMBIENTAL

Programa da UFLA na área ambiental concorre ao Prêmio A3P 2024 - conheça as propostas e participe do júri popular

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 26 Setembro 2024 16:10 | Última Atualização: Quinta, 26 Setembro 2024 16:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está concorrendo ao 10º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade - Prêmio A3P 2024, que tem por finalidade reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e instituições do setor público na promoção e na prática dos princípios da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

O processo de avaliação das instituições candidatas prevê, além dos trabalhos de uma Comissão Julgadora, a participação de um Júri Popular. Para votar, basta que os membros da comunidade preencham o formulário até a próxima segunda-feira (30/9). Todas as 128 iniciativas inscritas podem ser consultadas on-line. Acesse as candidaturas.

Será premiada uma iniciativa por categoria. A UFLA está concorrendo na categoria “Uso racional dos recursos naturais e bens públicos”. O projeto submetido pela Diretoria de Meio Ambiente (DMA) é o “Programa de Gestão Hídrica UFLA / Saneamento Ambiental UFLA / Gestão Integrada de Água e Esgoto UFLA / Gestão de Recursos Hídricos e Efluentes UFLA”.

Acesse o projeto da UFLA para conhecer.

Acesse o fomulário para votação do júri popular

De acordo com o diretor de Meio de Ambiente da UFLA, professor Gilberto Coelho, a UFLA reúne muitas práticas que a qualificam para esse reconhecimento, e estão descritas no projeto, para que o público também avalie. “Contamos com uma Estação de Tratamento de Água (ETA), inaugurada em 1991, que reduz os gastos públicos e fornece água de qualidade à comunidade acadêmica. Com o Plano Ambiental, passamos a ter também a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que nos levou à possibilidade de reúso da água para fins específicos. Além disso, a qualidade da água, tanto dos processamentos da ETA quanto da ETE, é rigorosamente monitorada pelo Laboratório de Qualidade de Água e Efluentes da DMA. Temos também as iniciativas de geração de energia fotovoltaica, além de um parque de compostagem para minimizar o impacto dos resíduos orgânicos e reaproveitá-los na produção de substratos”, relata Gilberto.

O conteúdo submetido ao Prêmio A3P 2024 defende, ainda, a governança das ações, o alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e com três dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs): Água Potável e Saneamento/ Cidades e Comunidades Sustentáveis/Produção e Consumo Responsáveis. Apresenta também os benefícios das iniciativas para o enfrentamento às mudanças climáticas,  com resiliência ao estresse hídrico, redução do impacto ambiental, e promoção  da educação e conscientização ambiental.

A UFLA foi reconhecida internacionalmente por suas práticas de gestão das águas. Em 2016, a Universidade recebeu o certificado Blue University, concedido pelo movimento global Blue Community, do Council of Canadians. É também instituição signatária da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), do Ministério do Meio Ambiente, desde 2022.