Transparência e gestão

UFLA mantém a primeira posição no Ranking de Transparência Ativa da CGU em 2024

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 07 Outubro 2024 17:45 | Última Atualização: Segunda, 07 Outubro 2024 18:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) manteve, em 2024, o primeiro lugar no ranking de Transparência Ativa, avaliado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A UFLA destacou-se entre mais de 320 órgãos públicos, autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

O conceito de transparência ativa refere-se à prática de divulgar informações de interesse público de forma proativa, sem que haja necessidade de solicitação por parte dos cidadãos. Essa prática está em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), que regulamenta o acesso a dados e informações públicas.

A posição de destaque foi alcançada por meio do cumprimento integral dos critérios estabelecidos no Guia de Transparência Ativa (GTA), que orienta órgãos e entidades do Poder Executivo Federal a respeito das obrigações legais de divulgação de informações.

A posição da UFLA neste ranking refere-se ao cumprimento de todos os itens avaliados pelo guia, o qual abrange as seguintes temáticas: Ações e Programas, Auditorias, Convênios e Transferências, Dados Abertos, Licitações e Contratos, Receitas e Despesas, além do Serviço de Informação ao Cidadão e Participação Social.

Segundo a autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e coordenadora da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) da UFLA, Flávia Reis de Souza, o sucesso no ranking deve-se à adesão rigorosa às diretrizes do Guia de Transparência Ativa-CGU, bem como à colaboração de todas as unidades da instituição. “Este resultado é fruto do trabalho coletivo da UFLA e reflete nosso compromisso com a transparência e a excelência na gestão pública”, destacou Flávia.

O Portal de Transparência Ativa da UFLA (Acesso à Informação), com todas as informações disponíveis, pode ser acessado no endereço www.ufla.br/acessoainformacao.

Além disso, a CGU disponibiliza o Painel Lei de Acesso à Informação (LAI), que reúne dados sobre solicitações de acesso à informação, cumprimento de prazos, perfil dos solicitantes, além de indicadores relacionados à transparência ativa. As informações são extraídas da Plataforma Fala.BR, desenvolvida pela CGU, que permite aos cidadãos consultar e analisar indicadores de forma interativa.