Ranking Internacional

QS Ranking: UFLA se mantém no top 5 da América Latina em produção científica

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 08 Outubro 2024 15:30 | Última Atualização: Terça, 08 Outubro 2024 18:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

O resultado do QS Latin America & The Caribean University Rankings 2025 traz a Universidade Federal de Lavras (UFLA) na quinta melhor posição da América Latina no quesito “publicações científicas”, entre 437 universidades avaliadas no indicador.  A Instituição teve um aumento de pontuação nesse quesito, em relação à edição anterior do ranking. Na classificação geral, a UFLA se mantém, por 12 anos, na 114ª posição na América Latina.

Na edição de 2025, o ranking das universidades latino-americanas incluiu 437 instituições, sendo 96 brasileiras — das quais 48 são federais e 12 estão localizadas em Minas Gerais. Na posição geral, a UFLA também se destaca, ocupando a 5ª melhor posição entre as universidades mineiras. Entre os oito indicadores avaliados, a Universidade registrou avanços no critério "Citações por Artigo" (Citations per Paper), enquanto manteve seu desempenho em "Publicações por Docente", "Corpo docente com doutorado", "Reputação acadêmica", "Reputação entre empregadores" e "Proporção de docentes por aluno". Contudo, houve uma ligeira queda nos indicadores "Rede de pesquisa internacional" e "Impacto na Web".

“Por mais um ano, o desempenho da UFLA neste ranking demonstra que nossa Universidade está se consolidando como uma referência global. Esse resultado reflete o empenho de nossos professores, pesquisadores, técnicos e estudantes, que têm trabalhado com excelência e inovação em suas áreas de atuação. Seguiremos comprometidos com o avanço do conhecimento, o fortalecimento de nossa rede de cooperação e a formação de profissionais que levam o nome da UFLA pelo mundo”, destacou o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo.

De acordo com o responsável pelo Setor de Indicadores e Projetos da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professor André Pimenta Freire, a manutenção da UFLA em posição de destaque na América Latina, mesmo em um cenário desafiador nos anos recentes para as universidades federais, demonstra o comprometimento da instituição com a excelência. “A Universidade mantém sua posição na produção científica, e mostra crescimento no índice de citações, mostrando a relevância internacional ao ocupar a 77ª posição em número de citações por artigo científico”, enfatizou.

Para o diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, os indicadores são métricas fundamentais para monitorar a eficiência institucional em ensino, pesquisa e extensão. “Como diretoria, temos nos engajado a cada ano para tomarmos ações que possam garantir nossa manutenção ou até melhorar nossa classificação no ranking QS, como a melhoria no registro de ações nos nossos sites e expansão da colaboração, duas priorizações que já estamos trabalhando e certamente vão nos impulsionar nas próximas avaliações”, considerou.

O diretor destaca que, embora a UFLA ainda seja uma instituição relativamente pequena, a renovação do quadro docente — impulsionada pela expansão de novos cursos e pela aposentadoria de professores mais antigos — tem sido crucial para manter a excelência acadêmica. “Os novos professores não apenas garantiram a continuidade da produção científica, como também elevaram sua qualidade, refletida no aumento das citações e no reconhecimento internacional. Esse prestígio tem atraído estudantes estrangeiros para a UFLA, além de despertar o interesse de instituições internacionais em estabelecer parcerias, e consolidar a reputação de nossos alunos e servidores, tanto no Brasil quanto no exterior”, reforçou.

Confira as primeiras colocações no indicador das  "publicações científicas por docente"

1) Universidade de São Paulo - USP

2) Universidade Estadual Paulista - Unesp

3) Universidade Estadual de Campinas - Unicamp