audiência pública

UFLA realizará audiência pública para discutir proposta de política institucional sobre saúde mental

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 23 Outubro 2024 16:13 | Última Atualização: Quarta, 23 Outubro 2024 16:40

A saúde mental, influenciada por fatores sociais, ambientais e econômicos, vai além das experiências individuais, sendo um reflexo de condições interligadas que impactam a vida em sociedade. Reconhecendo a complexidade desse tema, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) avança na criação de uma política institucional para saúde mental, que será debatida em audiência pública no próximo dia 30 de outubro de 2024, às 15h, no anfiteatro do Departamento de Administração e Economia (DAP/FCSA).

A proposta, elaborada por uma comissão instituída pela Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), começou a ser desenvolvida em agosto deste ano. A comissão conta com membros do corpo docente, técnicos administrativos e representantes discentes, com apoio do Núcleo de Saúde Mental da Universidade. O grupo se dedicou a analisar experiências de outras universidades, respeitando, no entanto, as especificidades e necessidades da UFLA.

A audiência será conduzida pelo pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, com participação dos membros do Núcleo de Saúde Mental. Após a apresentação da proposta, os participantes poderão sugerir ajustes e apresentar novas ideias. Além disso, a comunidade acadêmica terá uma semana para avaliar o documento, que será disponibilizado online. Um formulário eletrônico será aberto para o envio de sugestões, e todas as contribuições serão analisadas pela comissão, que poderá incorporá-las ao texto final ou realizar modificações conforme sua viabilidade.

A discussão sobre políticas de saúde mental na UFLA é uma resposta aos desafios atuais enfrentados pela comunidade acadêmica. A implementação de ações estruturadas, redes de apoio e melhorias nas condições de vida são consideradas essenciais para a promoção do bem-estar de estudantes, professores e servidores.

"A criação de uma política institucional de saúde mental é um passo fundamental para garantir que a UFLA ofereça o suporte necessário à sua comunidade. Nossa proposta foi pensada para que as particularidades da nossa instituição sejam respeitadas, ao mesmo tempo em que trazemos soluções inovadoras para o enfrentamento desse tema tão relevante", afirmou o pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil.

A expectativa é que a nova política institucional sobre saúde mental contribua de forma significativa para o fortalecimento das ações de acolhimento e prevenção, promovendo um ambiente acadêmico mais saudável e inclusivo para todos.

Audiência Pública - 30/10, às 15h, no anfiteatro do DAP/FCSA