Representação

UFLA integra projeto inovador de compensação de crédito de carbono para cafeicultura sustentável

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 24 Outubro 2024 07:55 | Última Atualização: Quinta, 24 Outubro 2024 08:24
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é uma das instituições participantes do projeto “Cafeicultura Brasileira Sustentável - Sistema de Compensação de Crédito de Carbono na Apólice de Seguro Rural no Brasil”, lançado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Conselho Nacional do Café (CNC) e a Organização Não Governamental (ONG) ProNatura Internacional. A iniciativa visa promover práticas agrícolas sustentáveis na produção de café e oferecer compensações financeiras aos produtores por meio de créditos de carbono aplicados à apólice de seguro rural.

Na última quinta-feira (17), durante reunião de lançamento no Ministério da Agricultura, em Brasília, foi dado o primeiro passo para a execução do projeto, com o anúncio da seleção da Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), em Minas Gerais, como piloto do Programa. A cooperativa, que atende a cerca de 8,5 mil produtores, foi escolhida após análise criteriosa de seu perfil produtivo, destacando-se por sua atuação em propriedades de pequeno e médio porte.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA, professor Luís Roberto Batista, e o diretor de Inovação e Tecnologia, professor Paulo Henrique Leme, participaram da reunião estratégica que marcou o início do projeto, ao lado de representantes do Mapa, CNC, ProNatura e Cocatrel.

Para o pró-reitor, a participação da UFLA nesse projeto reforça o compromisso da universidade com o desenvolvimento de tecnologias voltadas à sustentabilidade na agricultura. “A UFLA tem um papel fundamental na pesquisa e no desenvolvimento de soluções que aliem inovação e sustentabilidade. A integração dos créditos de carbono ao seguro rural é uma forma de incentivar práticas agrícolas mais conscientes e agregar valor à produção de café, impactando diretamente a economia local e o meio ambiente", afirmou o professor Luís Roberto Batista.

Os cafeicultores que aderirem ao projeto poderão utilizar os créditos de carbono, gerados pela adoção de práticas agrícolas sustentáveis, para obter descontos em suas apólices de seguro rural. Essas práticas incluem, por exemplo, a adubação verde e o uso de compostos orgânicos, que já fazem parte da rotina de muitos produtores, mas que, a partir de agora, serão mensuradas para gerar créditos de carbono. O objetivo é que essas ações ajudem a mitigar as emissões de carbono na atmosfera, promovendo tanto benefícios ambientais quanto socioeconômicos para os produtores.

A expectativa é que o projeto abranja inicialmente uma área de 60 mil hectares, com potencial de expansão para outros estados e cooperativas nos próximos anos. O Brasil, maior produtor e exportador de café do mundo, se destaca como pioneiro nessa abordagem inovadora, que busca garantir a sustentabilidade da cafeicultura no longo prazo.

mapa carbono 2

Fotos: Ministério da Agricultura - Mapa