RUF 2024

UFLA avança duas posições no Ranking Universitário Folha

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 24 Outubro 2024 13:40 | Última Atualização: Sexta, 25 Outubro 2024 12:11
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) subiu duas posições e alcançou a 26ª colocação no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, com uma nota final de 81,84 pontos, consolidando-se como uma das principais instituições públicas de ensino superior do Brasil. Em Minas Gerais, a UFLA manteve a quarta colocação.

A UFLA se destacou especialmente nas áreas de ensino, inovação e pesquisa, evidenciando sua força acadêmica e contribuição para o desenvolvimento científico. No ensino, a Universidade obteve 29,47 pontos, alcançando a 14ª posição, uma melhoria em relação ao ano anterior. Na categoria de inovação, registrou 3,12 pontos, ocupando a 18ª posição. Já em pesquisa, a UFLA somou 36,71 pontos, garantindo a 22ª colocação e reforçando sua capacidade de produzir ciência de qualidade.

Outro aspecto que merece destaque é a categoria de mercado, que mede a valorização dos egressos no mercado de trabalho. A UFLA melhorou sua colocação de forma significativa, subindo para a 95ª posição após manter a 104ª colocação desde 2019. Esse progresso reflete os esforços contínuos da Instituição para aumentar a empregabilidade e a relevância de seus egressos no mercado.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, destaca que os dados da RUF 2024 evidenciam o papel central da UFLA na educação superior brasileira. “Esses resultados reforçam a importância da Instituição para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, além de destacar o seu compromisso contínuo com a qualidade”. Para o reitor, “a UFLA pode explorar ainda mais a sua capacidade de inovação e expandir suas colaborações internacionais, consolidando-se como um pólo de excelência no cenário global. O desempenho no RUF 2024 mostra que a UFLA está no caminho certo para continuar a elevar sua contribuição ao progresso educacional e científico do Brasil”, enfatiza.

Sobre o Ranking

O RUF, elaborado pelo jornal Folha de S.Paulo, é um dos mais reconhecidos rankings acadêmicos do País, avaliando as universidades em cinco dimensões: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.

Os dados são coletados em bases de dados públicas, nacionais e internacionais, de periódicos científicos, de patentes, de bases do Inep-MEC, agências estaduais e federais de fomento à ciência e pesquisas nacionais de opinião feitas pela Folha.