Ir direto para menu de acessibilidade.
Mulheres do Agronegócio

Egressa da UFLA recebe Prêmio Mulheres do Agro por Inovação no Setor Cafeeiro

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quarta, 30 Outubro 2024 14:44 | Última Atualização: Quarta, 30 Outubro 2024 14:44
Crédito: acervo Bayer
Crédito: acervo Bayer

A ex-aluna da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Danielle P. Baliza, foi laureada com o Prêmio Mulheres do Agro 2024, na categoria Ciência e Pesquisa. Esta premiação, uma iniciativa da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag) em parceria com a Bayer, celebra as significativas contribuições das mulheres no agronegócio, ressaltando a importância da pesquisa e da inovação na cadeia produtiva do café.

Formada em 2007 em Engenharia Agronômica pela UFLA, Danielle também possui mestrado (2009), doutorado (2011) e pós-doutorado (2013) em Fitotecnia/Cafeicultura, todos pela mesma Instituição. Iniciou suas atividades como docente voluntária e pesquisadora sob a orientação do professor Rubens José Guimarães. “Sinto muito orgulho de termos realizado uma das primeiras teses no Brasil sobre sistemas agroflorestais com café. Na época, enfrentamos críticas, pois muitos ainda não compreendiam o tema. Contudo, com as mudanças climáticas atuais, vemos cada vez mais a relevância desse sistema de produção”, comenta Danielle.

A pesquisa de Danielle tem sido fundamental para promover práticas sustentáveis e inovadoras na produção de café. Seu trabalho ainda é focado na inclusão e valorização das mulheres no agronegócio, inspirando novas gerações de agricultoras e empreendedoras.

Durante a cerimônia de premiação, realizada no Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, Danielle enfatizou: “O prêmio é um reconhecimento não somente do meu esforço, mas de todas as mulheres que se dedicam ao campo, superando desafios e trazendo inovações para o agronegócio.” Ela também destacou a importância da colaboração entre instituições de ensino e comunidades agrícolas. Por meio da criação de grupos de agricultoras, Danielle tem auxiliado diversas produtoras a se tornarem protagonistas de suas histórias no agro, incentivando-as a transformar seus negócios com uma gestão mais sustentável, fundamentada nos pilares de governança, social e ambiental.

No último ano, por meio do projeto “Embaixadoras do IF: a força feminina na transformação do agro,” mais de 2.500 agricultoras foram atendidas. O projeto visa desenvolver a autonomia, participação e afirmação das agricultoras nos processos de desenvolvimento local e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo eventos como dias de campo e concursos de cafés.

Danielle P. Baliza se destaca não apenas pela sua pesquisa, mas também por seu comprometimento em transformar o cenário do agronegócio, tornando-o mais inclusivo e sustentável.

Carreira

Daniela iniciou, em 2012, sua carreira como professora e pesquisadora efetiva no IF Sudeste MG. E, em 2021 assumiu a Diretoria de Pesquisa e Sustentabilidade na Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil (trabalho voluntário). A metodologia da IWCA é o “success through localization”, que tem como propósito conectar e criar oportunidades para as mulheres de toda a cadeia produtiva e industrial do café.

Até o momento, Danielle Baliza publicou 40 artigos científicos em revistas, participou da publicação de mais de 10 livros, além de ser autora de mais de 150 resumos e apresentações em congressos com os temas: Mulheres do Agro; Produção Sustentável do Café. Sua tese de doutorado foi uma das primeiras no Brasil a estudar a temática “sistemas agroflorestais (SAFs) com café”. Editora e autora do livro bilíngue intitulado “Mulheres dos cafés no Brasil/Women in coffee in Brazil”, em que foram publicados os dados da primeira pesquisa realizada no Brasil sobre o perfil das cafeicultoras brasileiras, além de descrever as cinco principais regiões brasileiras produtoras de café (MG, ES, PR, BA e RO) e suas singularidades.

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção