XV Congresso Unificado é aberto, com novidades no ensino e na extensão
O XV Congresso Unificado da Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou, nessa segunda-feira (4/11). A solenidade de abertura ocorreu no Salão de Convenções e reuniu gestores, docentes e estudantes envolvidos com a realização do 37º Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), do 19º Congresso de Extensão (Conex), do 33º Congresso de Pós-Graduação (CPG) e do 1º Congresso de Ensino (Coens).
Nesta edição, o evento científico traz novidades institucionais, como a concretização do Coens. Como ressalta a pró-reitora de Graduação, professora Miriam Graziano, o ensino era o único pilar institucional que não estava incluído na longa tradição do Congresso Unificado. “Existe ciência e experiência no ensino também. É preciso inovar nesse campo, que não aceita mais o paradigma da educação como transmissão de conhecimento. Portanto, esse é um momento oportuno para dar início ao Coens”, afirmou.
O 19° Conex também chega com uma novidade: a outorga do Prêmio Destaque em Extensão e Cultura (Pdec), nas categorias "atividades extensionistas e culturais", e “Comunicação Pública da Ciência, instituído este ano. “Ao final do congresso, projetos de extensão em destaque serão homenageados com o mérito em extensão e cultura, e com o mérito em comunicação científica”, anunciou o pró-reitor de Extensão, professor Carlos Eduardo Volpato.
Ciência e mudanças climáticas
O tema central do Congresso Unificado deste ano é "Resiliência Comunitária e Sustentabilidade: O Papel da Ciência no Enfrentamento às Mudanças Climáticas". O objetivo é estimular a reflexão sobre como a ciência pode ajudar no enfrentamento a essas mudanças climáticas, consideradas uma das maiores ameaças do século XXI para a humanidade, ao afetar significativamente as comunidades, a economia e o meio ambiente.
Como ressaltou o pró-reitor de Pós-Graduação em exercício, professor José Airton Nunes, “trata-se de um tema muito relevante e transversal, relacionado a diversas áreas do conhecimento abarcadas pela UFLA, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação”.
De forma similar, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luís Roberto Batista, reforçou o papel do Congresso Unificado como um importante espaço de debate. “Não existe melhor lugar para o debate unindo pesquisa, ensino e extensão do que a Universidade. O Congresso Unificado é um grande momento de troca de conhecimentos, bem como de divulgação de todas as atividades realizadas na UFLA”.
A palestra de abertura sobre o tema foi conduzida pelo professor José Roberto Guilherme Guimarães, com o título “Mudanças Climáticas e (In)Segurança Alimentar: como podemos vencer a batalha?”. José Guilherme foi um dos estudantes de graduação idealizadores do Ciufla, o mais antigo dos congressos da UFLA e, após 37 edições, voltou para compartilhar reflexões sobre os estudos na área de alimentação que vem conduzindo como pesquisador da área de Ciência do Solo.
Congresso Unificado
Presente à solenidade como reitor em exercício, o vice-reitor Jackson Barbosa destacou a importância do evento na formação dos estudantes. “O Congresso Unificado faz parte do processo de qualificação profissional, é um importante treinamento, especialmente para quem hoje está na plateia e pretende seguir a carreira acadêmica”.
O reitor em exercício parabenizou o compromisso de docentes e estudantes, responsáveis pelos números expressivos de trabalhos aprovados: cerca de 1.600 de iniciação científica, 760 de pós-graduação, 340 de extensão e 92 de ensino.
O Congresso Unificado ocorre até o dia 8/11, nos câmpus da UFLA em Lavras e São Sebastião do Paraíso. Além das sessões de apresentação dos trabalhos selecionados, a programação inclui atividades como palestras, minicursos, mesas-redondas.
Confira a programação completa do Congresso Unificado