Atualização de CPF na plataforma Fala.BR
Desde 2019, as manifestações de ouvidoria ou pedidos de acesso à informação (Lei de Acesso à Informação – LAI) aos órgãos federais devem ser feitos pela Plataforma Fala.BR.
A Coordenadoria Geral da União (CGU) tem trabalhado nas melhorias do sistema. Uma das ações, em andamento, engloba a autenticação no sistema por meio do login único do Gov.br. Há algumas semanas o sistema já exibe aviso dessa mudança.
Essa alteração deve ocorrer em breve, por isso a CGU solicita que os usuários façam a atualização do CPF no sistema (link: https://falabr.cgu.gov.br/web/home).
Por que essa mudança é necessária?
- Segurança de dados: Utilizando o login Gov.br, seus dados estão protegidos por uma plataforma robusta e confiável, reduzindo riscos de fraude e acesso não autorizado.
- Centralização de informações: Acesse diversos serviços com um único login, facilitando a gestão de suas informações e agilizando processos.
- Facilidade de acesso: Simplifique sua experiência digital eliminando a necessidade de múltiplos cadastros e senhas.
Quem precisa atualizar o cadastro?
Usuários que não possuem CPF vinculado ao Gov.br precisam realizar o cadastro para continuar acessando o Fala.BR. Aqueles que já têm o CPF registrado no Gov.br poderão fazer a transição automaticamente.
Como atualizar seu cadastro?
Acesse o Gov.br e crie sua conta, caso ainda não tenha uma. Se você é uma pessoa estrangeira, solicite seu CPF no site da Receita Federal para realizar o cadastro no Gov.br.
- Pessoa Física: No Fala.BR, vá até a seção "Meu Cadastro" e altere o documento para CPF, inserindo o número corretamente.
- Pessoa Jurídica: Vincule o CNPJ da empresa à sua conta Gov.br, seguindo esse passo a passo.