Unidade de Gestão de Integridade (UGI) da UFLA promove campanha sobre Integridade Pública
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou uma campanha educativa para promover a reflexão sobre a importância da integridade pública na Instituição. A ação é realizada pela Unidade de Gestão de Integridade (UGI), vinculada à Reitoria, e alinhada à Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo é conscientizar a comunidade universitária por meio de materiais educativos que abordam temas como “O que é integridade pública?”, “Integridade pública no serviço público” e “Gestão de riscos à integridade”.
De acordo com a Coordenadora da UGI, Flávia Reis de Souza, a realização de campanhas de sensibilização e capacitação dos servidores faz parte do processo de desenvolvimento da Instituição, conforme o modelo Maturidade em Integridade Pública (MMIP) da Controladoria-Geral da União. “A iniciativa segue as diretrizes do Decreto n.º 9.203, de 22 de novembro de 2017, que determina que os órgãos e entidades federais implementem seus programas de integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção”, afirmou a coordenadora.
Segundo ela, essas campanhas são importantes para promover a adoção de medidas institucionais eficazes e engajar servidores públicos em ações de integridade. No futuro, o projeto abordará outros temas relacionados à integridade.
Sobre a UGI
Criada em 2023, a UGI atua no apoio e assessoramento à Reitoria em questões relacionadas ao programa de integridade da Universidade. A unidade integra o sistema de Integridade, Transparência e Acesso à Informação da Administração Pública Federal (Sitai). Entre suas responsabilidades está a estruturação e monitoramento do Plano de Integridade da UFLA, um documento orientador voltado à prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção na Instituição.
Para mais informações sobre as campanhas e a UGI, acesse o site ugi.ufla.br ou entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3829-3126.