Professor emérito da UFLA é empossado pela Academia Brasileira de Ciência Agronômica
O professor emérito da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Oswaldo Siqueira, foi nomeado para ocupar a cadeira 81 da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA). Em depoimento, destacou a importância de ampliar a representatividade da UFLA na academia, expandindo sua marca e percepção de valor pela sociedade.
Com uma trajetória de 38 anos dedicados à UFLA, no Departamento de Ciência do Solo (DCS), o professor José Oswaldo é reconhecido por sua contribuição científica e por sua atuação em organizações científicas públicas e privadas. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e acumula diversos prêmios e comendas. Mesmo após sua aposentadoria, em 2011, o professor continuou a colaborar com a Universidade, especialmente nas áreas de pós-graduação e pesquisa, levando o nome da UFLA pelo Brasil e pelo exterior.
Atualmente, o professor emérito tem se dedicado a temas de vanguarda, como a agricultura regenerativa, que adota uma abordagem mais conservacionista e integra o conhecimento científico com a realidade do campo. "A agricultura regenerativa é uma prática que vai além da sustentabilidade: é uma estratégia para restaurar ecossistemas, capturar carbono e garantir a resiliência dos solos tropicais", afirmou.
A cadeira 81 da ABCA, atualmente ocupada por José Oswaldo Siqueira, tem como patrono Antônio Secundino de São José, renomado engenheiro agrônomo, pesquisador e professor brasileiro, que dá nome a uma importante comenda do Governo de Minas Gerais, recebida pelo professor Siqueira em 2001.
A ABCA tem como missão promover a ciência agronômica e sua importância para a produção sustentável de alimentos, fibras e energia. Oficialmente instalada em 2013, a entidade reúne profissionais de destaque, estimulando o diálogo entre a ciência e a sociedade. A criação da academia foi inspirada na visão futurista do professor Eudes de Souza Leão Pinto, Professor Honoris Causa e personagem histórico na trajetória da ESAL/UFLA. Teve ainda entre seus membros o professor e ex-diretor da Esal/UFLA, professor Alysson Paolinelli. O atual presidente é o professor Evaldo Ferreira Vilela.
Os acadêmicos titulares da ABCA são eleitos por meio de votação secreta e devem preencher requisitos como notório saber agronômico, idoneidade moral e atuação profissional de reconhecida relevância.