Reitor da UFLA toma posse em cerimônia oficial do Ministério da Educação
O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Soares Scolforo, participou nesta quinta-feira (12/12) da cerimônia oficial de posse realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília. Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a solenidade reuniu 15 novos reitores e reitoras de instituições federais de ensino, reafirmando o compromisso com a autonomia universitária e o processo democrático de escolha de dirigentes acadêmicos.
O professor Scolforo assumiu o cargo de reitor da UFLA em 5 de maio de 2024. A gestão 2024-2028 foi apresentada à comunidade universitária em uma cerimônia realizada no dia 30 de agosto, na qual também tomou posse o vice-reitor, professor Jackson Antônio Barbosa. Na ocasião, foram apresentados os pró-reitores, diretores e demais integrantes da equipe de direção executiva da Universidade.
Durante a solenidade em Brasília, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a relevância da educação como alicerce do desenvolvimento social e econômico, ressaltando o papel transformador das lideranças acadêmicas. “A posse dos nossos reitores representa um grande momento para a educação brasileira, porque, mais do que gestores, os servidores empossados são líderes que carregam a potencialidade de transformar as universidades, os institutos e as comunidades das quais fazem parte”, afirmou. Ao apresentar o reitor da UFLA, o ministro enfatizou as contribuições esperadas nas áreas de agronomia e meio ambiente, desejando sucesso e bênçãos à equipe de gestão.
O secretário da Educação Superior (Sesu), Alexandre Brasil, reforçou a responsabilidade dos reitores no cenário educacional: “Nobre é a missão de ser reitor de uma instituição federal de ensino, uma função que requer muita responsabilidade e que é fundamental para a construção de um Brasil melhor, mais justo, inclusivo, antirracista e preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro.”
Sobre a cerimônia, Scolforo destacou a força da comunidade universitária para superar desafios e fortalecer a UFLA no cenário acadêmico e social: “Este é um momento de renovação e de trabalho conjunto. A UFLA tem em sua comunidade – estudantes, técnicos administrativos, docentes e colaboradores – a força necessária para superar desafios e avançar. É com dedicação, engajamento e amor pelo ensino público que continuaremos construindo uma universidade de excelência, capaz de transformar vidas e impactar positivamente a sociedade, em todas as áreas do conhecimento”.
A cerimônia foi marcada por discursos que reforçaram a importância da educação pública de qualidade e da atuação integrada para promover o desenvolvimento social e econômico. Entre os presentes, estiveram o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli; o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini; o presidente do CNE, César Callegari; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias de Pádua; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz; além de parlamentares, acadêmicos e outros reitores.
O professor Scolforo estava acompanhado do chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho.
A solenidade foi transmitida ao vivo e está disponível no canal do MEC no YouTube (neste link).
Fotos: Luis Fortes/MEC